, , , ,

Moda para cada manequim

2 de jan de 2011

Moda para cada manequim

 

Nem tudo fica bem para todo mundo, certo? Se o manequim é mais petit, 38, por exemplo, a mulher pode abusar das peças mais justas. Se for mais cheia de curvas, tamanho 46, deve escolher aquilo que disfarce gordurinhas e evidencia as exuberâncias.

Para acabar com o mistério das roupas para cada número, o Vila Fashion conversou com três consultoras de moda, professoras da Escola de Moda Sigbol Fashion. Anote as dicas.

 

Mulheres 38: A dica de Monalisa Martis é que nem sempre um manequim 38 pode usar tudo! Isso porque, cada mulher tem sua estatura e forma. Mas, se a mulher for alta, com simetria entre ombros e quadris, pode apostar nos looks fashionista, de vestidos longos a calças leggins, saias rodadas (tendência cigana), blusas com todos os tipos de decotes e rendas. "Caso tenha pouco busto, use peças com bordados, rendas e muita estampa na região do peito. Se tiver muito busto, faço o contrário e opte por blusas soltinhas e lisa", ensina.

 

Para quem é magrinha, mas tem quadril largo e ombro estreito, a dica é usar decote canoa e estampas na parte de cima. Evite baby look porque faz com que o ombro fique mais estreito. "E não marque o quadril com cinto e pedraria. Aposte nas peças de corte reto e cores escuras, não só o preto. "O top desta estação é o azul marinho e azul cobalto (invista em lavagens nestas tonalidades)".


Se você é tamanho 38, mas é baixa, cuidado na escolha. "As leggings estão na moda e devem ser usadas, mas se o tronco for achatado, opte por uma bata, com bordados em florais, longa até o quadril, sapatilha e um acessório", sugere. Nesse caso, vale um cinto jogadinho por cima da bata. "Se as pernas forem curtas, invista em salto alto, como os peep toe, que está em alta". Fique atenta apenas para que não tenha fivela no tornozelo - fica melhor com o peito do pé livre para alongar. "Neste caso, use o sapato na mesma tonalidade da calça", alerta Monalisa.

 

Mulheres 40: As dicas agora são de Elizangela Gomes. Segundo ela, se a mulher desse manequim for romântica, pode investir sem medo em vestido soltinho ou bata com camadas de babados - sempre em tecidos molinhos e rendas. "Se preferir o estilo sexy, invista na jegging (malha jeans) de tom escuro, com uma blusa um pouco mais longa na altura do quadril, branca, com estampa preta e detalhes de renda preta", sugere Elizangela. Para um estilo moderno, a indicação é apostar em calças ou bermudas boyfriend, com a barra dobrada. "Combine com regata nadador soltinha estampada em listras e tons flúor". Nos pés, vale a regra geral: se for baixinha, a mulher tamanho 40 pode investir em sandálias altas e, se for alta, em sapatilhas, rasteirinhas gladiadoras e sandálias abotinadas.

 

Manequim 42: Quem tiver o manequim um pouco maior e não tiver cintura, pode investir em cintos de todas as larguras, também segundo Elizangela. "Neste verão o hit são os finos na região da cintura, criando uma falsa cintura, além de vestidos acinturados, parcas, camisas com pences e recortes. Corset também é uma ótima opção". Agora se o corpo for do tipo ampulheta, sorte! Nesse caso, rola tudo. "Pode adotar um visual moderno, apostando em vestidos tubinho e trapézio inspirados nos anos 60, que estão super na moda", diz. "Se o corpo for oval, invista em uma calça de corte reto, de preferência escura, com cintura média, e na parte de cima use blusa trapézio com decote V, valorizando o colo e alongando silhueta". Vale ainda batas modelo império (recorte horizontal abaixo do busto) em tecidos leves, como malhas. "A silhueta oval fica melhor com peças inteiras como vestidos soltinhos para não marcar suas curvas e alongam a silhueta".

 

Manequim 44: Se a mulher usar esse tamanho de roupas, o look vai depender da altura, da silhueta e do estilo - e não só do número. Quem tem o corpo "pêra", com quadril largo e ombros estreitos, deve evitar calças que criem volume na região do quadril, segundo a professora Priscila Marx. "Use blusas com tendência cigana e jeans não muito afunilado - fica melhor com corte reto", afirma. Se a silhueta for oval, fica bem com uma saia ‘evasê’ de cintura alta, com blusa manga franzida. "Esta é um look atual, inspirado nos anos 80", pontua Priscila. As mais cheinhas no todo devem investir em decotes e evitar roupas justas. "Se gostar, use com coletes, para disfarçar a silhueta. E fique atenta aos acessórios. No caso de bolsas, use o tamanho médio e evite as maxi bags".

 

Manequim 46: Usar esse tamanho de roupa não significa que precisa estar fora de moda. Basta apenas escolher o melhor look. "Evite estampas grandes e horizontais e invista em peças escuras na região do quadril. Evite também os volumes, prefira cortes retos e risca de giz", sugere Priscila. Camisas com modelagens acinturadas e peças únicas, de cores escuras, como vestidos, macacão, chemisier valorizam o visual. "Evite acessórios como cintos largos e finos e invista em colares longos, criando uma linha vertical". Um look interessante e moderno de sugestão é bermuda de alfaiataria ou boyfriend, com camiseta básica, blazer listras verticais e sapatilhas.

 

Looks sugeridos pelas consultoras, para cada um dos manequins:


- Tamanho 38 - Adote um look romântico, que esta na moda, com as tonalidades pastel e nude, que caem bem em mulheres deste manequim. Vale regata de malha soltinha, colete de renda e calça alfaiataria boyfriendy de cintura alta.

 

- Tamanho 40 - Um look casual deixe a silhueta tamanho 40 em evidência. Use camisa com mangas dobradas, ou sete-oitavos, cai bem com saia evasê de cós alto e pregas centrais. Se for baixa use peep toe para deixar o peito do pé livre, alongando a silhueta.

 

- Tamanho 42 - Para um look casual moderno, invista em uma bermuda boyfriend, em tecidos de alfaiataria, com baby look estampada na região do busto, se ele for estreito, ou lisa, caso tenha pouco busto. Este look também pode ser usado com sapatilha peep toe.

 

- Tamanho 44 - Adote um look casual moderno com bermuda alfaiataria (meia cintura e larguinha) na cor azul marinho e uma baby look vermelha com casaqueto azul marinho e botões dourados. Nós pés usa sapatilha ou scarpin nude e evite acessórios exagerados. Use apenas um brinco pequeno.

 

- Tamanho 46 - Use um vestido com estampa diagonal, decote em V e spencer, um sapato peep toe de salto e acessórios pequenos, como brincos e anel.

Veja também

0 comentários

Participe do blog deixando o seu comentário!