, , , , , ,

Autobronzeadores

21 de jan de 2011

Autobronzeadores. Qual melhor autobronzeador?

Qual o melhor autobronzeador? Saiba como os autobronzeadores atuam na pele, quais os tipos de autobronzeador e qual o jeito certo de usar o autobronzeador.

Autobronzeador – o que é e como funciona

As pessoas adoram exibir seu bronzeado, mas nem sempre é possível tomar sol. Para quem deseja manter o bronze ou não quer chegar tão branco às praias e piscinas, o autobronzeador é uma opção prática, saudável e barata.

 

Muito popular na Europa - em que na maior parte do tempo, a temperatura não é convidativa para um banho de mar -, o autobronzeador proporciona efeito bronze, sem riscos à saúde. A pele fica mais morena devido à ação da dihidroxiacetona (DHA), um açúcar produzido por fermentação para uso na indústria cosmética. Na pele, as moléculas de DHA atuam apenas na camada superficial. Em reação com as células mortas presentes, produzem um pigmento amarelado conhecido como melanoidina.

 

O autobronzeador é até mais prático e seguro que tomar sol diretamente. Tanto o sol como as câmaras de bronzeamento artificial emitem radiação, o que tem seus contras, como o envelhecimento precoce e os riscos de desenvolver câncer de pele. A única contraindicação do autobronzeador é no caso de algum tipo de lesão na pele.

 

 

Como usar o autobronzeador?

A seguir, damos algumas dicas para melhor aproveitamento do autobronzeador:

 

  • Esfoliação - antes da primeira aplicação, fazer uma esfoliação na pele, ajuda na absorção do autobronzeador e favorece um tom de pele uniforme.
  • Capriche nos joelhos e cotovelos.
  • Não ultrapasse duas esfoliações por semana, para não agredir a pele.

 

  • Aplicação - se pretende fazer depilação ou descolorir os pelos, faça isso com no mínimo um dia de antecedência. Utilize o produto sempre após o banho, com a pele completamente seca e em pequenas quantidades.
  • Agite a embalagem antes de usar, comece pelas áreas do corpo mais extensas e use a sobra que ficou nas mãos em locais onde a pele é mais grossa como calcanhares e joelhos.

 

  • Detalhes - para um resultado perfeito, preste atenção às áreas do corpo com dobras e aplique o autobronzeador esticando a pele nessas regiões, para não ficar com listras.
  • Outra região que merece cuidado é a parte de cima das mãos. Depois da aplicação, limpe bem as palmas das mãos e ao redor das unhas com um lenço de papel.
  • Lave as mãos somente depois que o produto for totalmente absorvido para não ficar com a pele manchada.

  • Tempo - espere no mínimo 20 minutos antes de vestir as roupas, para o autobronzeador secar.
  • Procure não encostar-se em tecido nenhum durante esse intervalo. Evite também esforços físicos, para que o suor não remova o produto.
  • Em até 3 horas, você já vai perceber a pele mais bronzeada.

  • Rosto - existem autobronzeadores específicos para a pele do rosto como também, alguns que podem ser usados no corpo e no rosto. Antes de aplicar o autobronzeador no rosto, você deve esfoliar a pele do rosto e pescoço antes, com um produto específico para a região. Depois de enxugar bem a pele, espalhe o produto nas mãos e, em seguida, no rosto.
  • Para um resultado natural, concentre na testa, nas maçãs, no queixo e no dorso do nariz. Aplique uma pequena quantidade na área próxima aos olhos e em volta dos lábios, dando batidinhas com a ponta dos dedos.
  •   Se você tiver olheiras, evite o uso na região para não acentuá-las.
  • Não esqueça de limpar bem as sobrancelhas com um cotonete umedecido. Passe próximo à raiz dos cabelos, no pescoço, nuca e atrás das orelhas, para ficar uniforme. Espere secar por no mínimo 20 minutos.

  • Manutenção do bronzeado - no começo, use o autobronzeador três vezes por semana, até atingir o resultado que deseja. Para manutenção do bronzeado, uma aplicação semanal é suficiente.

  • Uso na Praia - o autobronzeador não deve ser usado logo antes de ir à praia, porque como é preciso esperar o produto secar, não seria possível aplicar o protetor solar por cima.
  • Após a praia, tudo bem, só não esqueça de tomar uma ducha antes de aplicar o protetor solar no dia seguinte.

  • Uso Isolado - muitas pessoas se incomodam com o tom extremamente branco de apenas algumas partes do corpo, como as pernas. Nesse caso, o ideal é usar o autobronzeador misturado com um hidratante e em pequena quantidade.
  • O autobronzeador vem sendo recomendado para os portadores de vitiligo também.

  • Autobronzeador X Protetor Solar - nunca é demais lembrar da importância de se proteger dos efeitos nocivos do sol. O autobronzeador não substitui o filtro solar, por isso é melhor utilizar o primeiro à noite e, durante o dia, usar um bom filtro solar, independente da tonalidade da sua pele.

Qual o melhor autobronzeador?

Para escolher o melhor autobronzeador, você deve levar em conta o seu tipo de pele. Para peles claras, o indicado é um produto que ofereça nível de bronzeamento suave. Os mais intensos ficam melhor em peles naturalmente morenas.

 

Outro critério é se a pele é seca ou oleosa. Os autobronzeadores em gel são perfeitos para quem tem pele oleosa ou com acne. Para peles secas, o ideal são as loções, que também são fáceis de espalhar.

 

Muitos autobronzeadores têm a fórmula enriquecida para, além de bronzeada, também deixar a pele hidratada e jovem. A vitamina E é um ingrediente que pode ser encontrado em alguns autobronzeadores e previne o envelhecimento.

 

Fonte: Terra

Veja também

0 comentários

Participe do blog deixando o seu comentário!