, , , ,

Como evitar o envelhecimento capilar?

21 de jan de 2011

Como evitar o envelhecimento dos cabelos?

Não é a apenas a pele que envelhece com o tempo: o seu cabelo também sente os efeitos da passagem dos anos. À medida que o tempo passa, os fios tornam-se mais finos, secos e quebradiços.

 

A culpa está na perda de aminoácidos, que são essenciais para o cabelo. Os aminoácidos são as menores partículas em que se constituem as proteínas. A principal proteína do cabelo é a queratina. Ela, em conjunto com a Vitamina E e o selênio, proporcionam proteção aos cabelos.

 

Portanto, o envelhecimento dos fios (cabelos brancos) não é ocasionado somente por idade cronológica ou genética, mas também pela falta de vitalidade dos fios; e isso pode ocorrer em qualquer idade.

 

Como manter a vitalidade dos fios?

  • Proteger o cabelo do sol é a primeira regra contra os danos cronológicos. Os raios UV ainda são os maiores inimigos dos cabelos, pois reduzem a elasticidade dos fios além de ressecá-los e dar a eles uma aparência opaca.

  • Hidratar e usar produtos adequados ao tipo de cabelo. Isso pode restituir o brilho e ainda oferecer uma textura macia aos fios. Essa prática deve ser incorporada à rotina: pelo menos uma vez por semana, faça uma hidratação caseira. Além disso, reserve um tempinho para ir ao salão cuidar das madeixas de vez em quando.

  • Cauterizações têm o poder de nutrir os fios e fechar as cutículas do cabelo. Ou seja: além de auxiliar na retenção do frizz, seus cabelos terão os nutrientes que precisam.

Lifting Capilar

Reconstrói a elasticidade e a estrutura do cabelo, recuperando o brilho e a maciez. Previne o foto envelhecimento capilar (ação natural que ocorre no couro cabeludo em pessoas a partir dos 30 anos).

 

O processo se dá pela aplicação de um xampu específico, uma máscara de tratamento do produto denominado lipo recharges (à base de uma substância reconstrutora do couro cabeludo), de um complexo ativo vita refil composto de P-lipossomos (que age na prevenção do foto envelhecimento), além de outros cremes hidratantes fortalecedores.

 

Esse tipo de hidratação revitaliza o cabelo que perdeu matéria, com ardência no couro cabeludo, opaco e sem brilho, e tira o aspecto de fios cansados. Esse procedimento deve ser feito em salão de beleza.

 

Alimentos para os fios

Uma alimentação equilibrada e saudável é importante não só para a sua silhueta, mas também para a beleza da sua pele, unhas e cabelos. Problemas nutricionais deixam os cabelos secos, quebradiços e sem vida. E quando oleosos demais, podem ser sinal de uma dieta desequilibrada.

 

Deficiências de algumas vitaminas e minerais também causam prejuízos, como queda de cabelos.

 

  • Magnésio – é essencial na formação de proteínas como a queratina, que constitui os fios. Fontes: frutos do mar, abacate, melão, abacaxi, carambola e nozes.

  • Cálcio – a deficiência desse mineral torna os cabelos finos e quebradiços. Fontes: leite e derivados, tofu, salmão e sardinha.

  • Sódio – ajuda a controlar o teor de água dentro dos fios e dá brilho. Fontes: frutos do mar, tomate, aipo e tofu.

  • Potássio – é muito importante para manter a flexibilidade e a hidratação. Fontes: carnes magras, banana, pepino, uva, amêndoa e semente de girassol.

  • Zinco – é ele que dá a força aos cabelos. Fontes: carne, cogumelo, ovo, ostra e germe de trigo.

Fonte: Saúde e beleza.

Veja também

0 comentários

Participe do blog deixando o seu comentário!