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Dicas: Como evitar a retenção de líquido

28 de nov de 2010

Olá mulheres!


Aprenda dicas para retenção de líquido, ou retenção hídrica, ou seja é quando acordamos e nos sentimos 10kg mais gorda. Geralmente isso acontece também com quem não gosta de beber água como eu, é comum também quando estamos no ciclo menstrual.


Isso incomoda todas nós, por isso, vou passar dicas ótimas que vai ajudar muito nesses dias chatos, confira.

  • Alimentos que eliminam liquido

Frutas: Melancia, melão, abacaxi, pera, morango, maça e maracujá.


Bebidas: Água de coco, sumo de limão, chás (salsa, hortelã, cidreira, erva-doce), e água aromatizada.


Hortaliças: aipo, salsa, chuchu, agrião, pepino, repolho, tomate, berinjela, cenoura, folhas de beterraba e alface.


Alho: Segundo pesquisas, o alho parece ter propriedades anti- hipertensivas e ajuda na retenção.


Damasco, banana, aipo, vegetais verdes, salsinha e alcachofra - São ricos em potássio e magnésio que ajudam na melhora da retenção . Castanha do para: melhora o estresse, regula os hormônios.


Azeite de oliva – Rico em gordura monoinsaturada e segundo pesquisas recentes ajuda a reduzir a pressão arterial.  Frutas e vegetais que além de conterem vitamina C, que é antioxidantes, também contem fibras que atuam no relaxamentos dos vasos sanguíneo, e melhora o intestino.

 

  • Evite!

Fermento em pó
Sopas industrializadas
Biscoitos
Gorduras saturadas
Molhos de massa de tomate.
Glúten
Massas
Sorvetes
Achocolatados
Frutas desidratadas como passas, figo ou damasco
Carnes defumadas e processadas, temperos industrializados, requeijão, enlatados, bolos, salgadinhos , caldos e extratos concentrados, excesso de queijos diversos, patês comprados prontos, margarinas e manteiga com sal, embutidos, bolachas de água e sal, pastelarias.


Alimentos servidos em Fast Food são muitas vezes ricos em sódio. Procure não consumi-los excesso de carboidratos simples como doces concentrados, bolos recheados massas com molhos branco e frituras em geral

Todos esses alimentos além de engordar nos deixa inchada de um dia para o outro.

  • No dia a dia

Corra dos alimentos industrializados, que têm muito sódio.


Diminua o sal das refeições, que causa retenção de líquido, principalmente no fim do dia, após às 18:h.


Prefira o sal marinho em vez do sal refinado.


Consumas mais peixes ricos em ácidos graxos Ômega-3. Dê preferência aos peixes como salmão sardinha, atum, truta, arenque. Os alimentos ricos em Ômega –3 diminui a retenção por serem ricos em minerais como selênio e potássio.


Beba muito líquido ao longo do dia, alternando entre sucos de limão e melancia, água-de-coco e chás.


Troque o sal e tempere seus pratos com ervas frescas ou secas.


Como muitas, frutas, legumes pois são naturalmente ricos em água, o que facilita o trabalho dos rins e elimina com mais eficiência os líquidos retidos.


Inclua mais saladas verde-escuros (4 a 5 porções/dia). Elas contêm magnésio, clorofila e são ricas em antioxidantes, que facilitam a circulação sanguínea, além de serem diuréticas.

 


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  • Na TPM!

No período da tensão pré-menstrual, quando os hormônios se combinam de uma forma que facilitam a retenção de líquidos, deve-se evitar alimentos carregados de sódio, beba pelo menos oito copos de água por dia, para não ficar sujeita aos inchaços.


Diminua o consumo de café preto, chá, mate, guaraná, refrigerantes e chocolate. Esses alimentos á base de cafeína levam a desidratação, fazendo com que o corpo retenha mais liquido.

 

  • No ciclo menstrual

É normal nesses dias o corpo ficar mais inchado, isso acontece porque temos muitas alterações hormonais.


Ou pelo uso de alguns medicamentos anticoncepcionais, anti-inflamatórios ou analgésicos.


Corra de alimentos com sódio, evite bebidas alcoólicas.


Beba muito líquido.

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