, ,

Frutas que ajudam a emagrecer

9 de jul de 2012

Além de serem nutritivas e fontes de vitaminas e minerais, as frutas ajudam a diminuir a gordura na dieta e controlam o peso corporal. Também fornecem mais energia e resistência, além de  auxiliar no funcionamento do intestino.

 

Elas são fundamentais no cardápio de qualquer pessoa, pois equilibram a dieta. Uma a três porções de frutas por dia é o recomendado, podendo ser substituídas por suplementos alimentares de vitaminas e minerais. Mas fique atenta: consumir frutas em exagero também é um erro.

 

Veja abaixo algumas frutas com propriedades emagrecedoras.

 

Caju

Você conhece as frutas que emagrecem?

Por ser rico em vitamina C, desincha o corpo e é um potente antioxidante.

Um copo de suco de caju contém 200 mg de vitamina C, contra 60 mg presentes no suco da laranja. O alto conteúdo de fibras estimula o sistema digestivo e o intestinal. Cada 100g de caju fornece 35 calorias. Além disso, possui betacaroteno, complexo B, cálcio, magnésio, manganês, potássio, fósforo e ferro, mais fibras solúveis e insolúveis e compostos fenólicos.

 

Framboesa

Você conhece as frutas que emagrecem?

É uma poderosa aliada no combate às gorduras localizadas, por ser aceleradora do organismo. Possui alto teor de fibras insolúveis que aceleram o transito intestinal — o que é essencial para se manter magra.

 

Cada 50g de framboesa contém 30 calorias. Seu consumo deve ser bastante frequente se possível; cerca de três vezes por semana. Com baixo índice glicêmico, a fruta fornece um arsenal de nutrientes como vitaminas A, C, E, zinco, potássio, cálcio, magnésio e ácido fólico.

 

Abacaxi

Você conhece as frutas que emagrecem?

É rico em fibras, o que dá a sensação de saciedade e diminui o apetite. Também é o responsável pela melhora intestinal que ajuda a desinchar a barriga.

 

Uma rodela de 2 cm de espessura possui em média 50 calorias e pode ser consumida sempre. É fonte de nutrientes essenciais como a bromelina (enzima que facilita a digestão), e é anti-inflamatória. Possui também um alto teor de potássio, que ajuda a reduzir a retenção de líquidos.

 

Maçã

Você conhece as frutas que emagrecem?

Uma maçã ingerida 20 minutos antes de uma refeição tem grande ação no controle da fome. Reduz a acidez estomacal, a síndrome do intestino irritável. Além disso, a pectina presente na maçã acelera o trânsito intestinal, evitando os gases e dificultando a absorção das gorduras.

 

A pectina colabora para um esvaziamento gástrico mais lento (segurando a fome) e reduz a absorção dos carboidratos ingeridos, diminuindo a quantidade de gordura que o corpo estoca. Também tem ação diurética.

 

Mamão

Você conhece as frutas que emagrecem?

Contém papaína, uma enzima que auxilia na digestão dos alimentos e na absorção de nutrientes pelo organismo. Por ser muito rico em fibras, ele é laxante e estimula a função intestinal, o que ajuda na perda de quilinhos e posterior manutenção do peso corporal.

 

Sua versão verde é grande fonte de papaína e costuma ser preparado como um doce em calda. Cada 100g de mamão tem 60 calorias.

Pêssego

Você conhece as frutas que emagrecem?

O pêssego tem um grande valor nutritivo de vitaminas. Ele é rico em fibras, vitamina B5 e o mineral Ferro. Ele ajuda no funcionamento do intestino, e possui baixo teor calórico. O pêssego é indicado para qualquer tipo de dieta.

 

Sucos Emagrecedores

Esses sucos são altamente diuréticos, auxiliam na digestão e no trânsito intestinal. Além disso, os sucos de frutas dão sensação de saciedade e diminuem a vontade de comer doces.

 

Receita de Suco Emagrecedor:

  • Bata no liquidificador ½ abacaxi, suco de um limão, ½ litro de água.
  • Bata no liquidificador 100g de cada fruta: morango, framboesa e amora. Acrescente ½ litro de água.
  • Bata no liquidificador ½ mamão e duas laranjas. Acrescente um pouco de água.
  • Bata no liquidificador 3 maças e ½ abacaxi. Acrescente ½ litro de água.

Fonte: Boa forma

Veja também

2 comentários

  1. Fonte: Revista Boa Forma
    Receita do suco desintoxicante
    Ingredientes:
    • Suco de 1 limão
    • ½ xíc. (chá) de hortelã fresca
    • 1 copo (200 ml) de água
    • Gelo e adoçante a gosto
    Modo de fazer:
    Bata todos os ingredientes no liquidificador. Beba em seguida.

    Tomar todo os dias em Jejum 30 minutos antes do café da manhã.
    Eu perdi 4 kilos em um mês fazendo isso acompanhado de reeducação alimentar.

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Informática Online. Daienne.

    ResponderExcluir

Participe do blog deixando o seu comentário!