, , ,

Natura Ciclo 15: Novos refis dos hidratantes

13 de nov de 2010

Cuidando de você e do mundo! Este é o meu estilo de vida!

Biodiversidade – Marketing Ambiental:

Você e a biodiversidade

Abra a janela de sua casa e tente enxergar cada uma das partes que compõem a paisagem, esteja você na cidade, no campo, na floresta ou no litoral.

Perceba como a vida está presente em cada elemento. E como todos juntos, com suas diferenças, formam um todo, um sistema interligado em que cada indivíduo exerce um papel importante para manter o equilíbrio geral. Essa variedade de vidas é a biodiversidade, da qual você faz parte.

Agora, imagine

Se todas as árvores fossem derrubadas. Para onde iriam os pássaros? Como se alimentariam ou encontrariam abrigo da chuva?

Se os rios e mares estivessem totalmente poluídos. Como os peixes e as outras espécies que vivem na água sobreviveriam?

Se as abelhas desaparecessem da Terra. Quantas plantas seriam extintas?

O que você pode fazer
  • Cuide da flora e da fauna que existe em sua comunidade.

  • Colabore com a proteção da água dos rios, córregos, praias e lagos de sua cidade.

  • Converse com as pessoas da sua família, do trabalho e da sua comunidade sobre este tema.

  • Divulgue o Ano Internacional da Biodiversidade.

    que você tem a ver com isso?
    • Você faz parte do grande ciclo da vida que está à sua volta. E é a única espécie consciente da importância de cada uma das partes vivas para o equilíbrio da natureza.
    • A maior parte do oxigênio que você respira vem dos oceanos e florestas. Quase todas as frutas e verduras que você come foram polinizadas por abelhas ou semeadas por pequenos animais, como os pássaros. A água que você bebe vem de um ciclo que inclui as nuvens, a chuva, as geleiras, os rios, lagos e oceanos.
    • Dentro do seu corpo, nas árvores, no mar e no ar vivem micro-organismos, como bactérias, fungos e outros, que são fundamentais para a vida – a sua e a de todos os outros seres.
    • Na sua casa há móveis, utensílios, roupas, cosméticos, remédios, todos produzidos com materiais retirados da natureza. Ou seja, além de alimento, ar e água, os sistemas e processos da biodiversidade proporcionam matéria-prima para a fabricação de objetos e recursos essenciais para o seu bem-estar.

    Contudo, esse equilíbrio da vida no planeta sofre ameaças, provocadas especialmente pela ação humana.

    Fatores que influenciam a perda da biodiversidade

    Poluição, uso excessivo dos recursos naturais, expansão da fronteira agrícola sobre as matas naturais, excesso de consumo, expansão urbana e industrial e contaminação do solo e das águas, entre outros.

    Lembre-se

    Muitas plantas são utilizadas para produzir medicamentos e há milhares de espécies ainda não estudadas que podem guardar propriedades para a cura de várias doenças. Ao defender a conservação da biodiversidade e agir para protegê-la, você ajuda a garantir não só o futuro das próximas gerações, mas também o seu bem-estar no presente.

    Pratique o consumo consciente

    A sociedade moderna desperdiça grande quantidade de recursos naturais para manter o padrão de consumo e qualidade de vida atual. Podemos até ter uma vida confortável e repleta de facilidades, mas até que ponto vale a pena praticar o excesso de consumo e comprometer o nosso futuro?

 

  • Veja algumas atitudes que contribuem para a conservação da biodiversidade.

    • Prefira os alimentos típicos e os ingredientes naturais de sua região. Assim, você ajuda a reduzir o uso de combustíveis no transporte e o desperdício de alimentos no trajeto.
    • Escolha produtos de empresas que mantêm compromisso com a sustentabilidade e que fazem o controle das emissões de GEE (gases do efeito estufa) em suas atividades.
    • Valorize os produtos das comunidades locais que são extraídos ou cultivados de forma sustentável, ou seja, com boas práticas de manejo.

Fonte: Natura

Indicação da matéria: Carla Ferreira ( Consultora Natura e minha amiga).

Veja também

0 comentários

Participe do blog deixando o seu comentário!