Os benefícios do Colágeno para a pele

20 de fev de 2011

O colágeno é um tipo de proteína que tem muitas funções importantes em nosso organismo. A sua principal função é produzir fibras que sustentam a pele , além de auxiliar formação de músculos quando exercitados.

 

O colágeno é produzido de forma natural em nosso organismo, porém com o passar dos anos e avanço da idade começa existir uma  diminuição na produção dessa substância em nosso corpo.

 

É possível notar que partir dos 30 anos a produção de colágeno sofre uma redução significativa em nosso organismo.  Segundo alguns especialistas, após essa idade a pele começa  apresentar diminuição da elasticidade e hidratação natural da pele, ocasionando o aparecimento das temidas rugas e marcas de expressões, além de flacidez, celulites, cabelos quebradiços e sem brilho, e unhas fracas.

 

Por esse motivo alguns médicos recomendam que a partir dos 30 anos o individuo comece a repor a sua fonte de colágeno , com a finalidade de evitar estes problemas  com o tempo.

 

As mulheres acima de 50 anos devem fazer a ingestão de colágeno com maior frequência , para manter a pele saudável e viscosa , afim de evitar a flacidez ,marcas de expressão e as rugas. É possível encontrar o colágeno a venda em lojas de produtos naturais e até mesmo em farmácias . O colágeno pode ser encontrado nas versões tanto em pó quanto em capsulas.

 

Na composição destes produtos, há aproximadamente 95% de proteínas, 5% de água, de 1 a 2% de sais minerais, estando livre de carboidratos, colesterol e gordura.

 

O colágeno vendido em farmácias ou lojas de produtos naturais é extraído do osso e da cartilagem do boi, no qual sofre por um processo em que há quebra de moléculas de proteína para que as mesmas sejam absorvidas pelo organismo humano de forma mais simples e fácil.

 

Para utilizar o colágeno em cápsulas é recomendado que você ingira antes de dormir cerca de 4 a 6 cápsulas diariamente.  já  para utilizar o colágeno em pó  ele  pode ser adicionado ao leite, água, chá, suco, e outros alimentos.

 

O preço do colágeno é bem acessível , e deve-se tornar um hábito para as pessoas que desejam ter uma pele bonita , saudável e jovem por muito tempo. Confira abaixo uma lista com alguns alimentos formadores de colágeno de forma natural em nosso organismo .

 

ALIMENTOS FIRMADORES DA PELE – Formadores de colágeno

PROTEINAS MAGRAS
- Atum, Salmão, Ovo, Peito de Peru ou Frango, Queijo Cottage, Iogurte Desnatado

 

VITAMINA C – Caju, Kiwi, Acerola, Goiaba, Laranja, Cenoura, Pepino

 

VITAMINA A e E – Cenoura

 

ZINCO - Avelã ,Amêndoa, Castanha do Pará, ovos, Frutos do Mar



SELENIO -
Nozes, Salmão, Arroz Preto, Frango, Carne

 

SILÍCIO – Aveia, Cevada, Salsa, Nabo, Avelã, Feijão, Centeio, Trigo, Banana, Alho, Alcachofras, Alho Porró, Cebola, Aspargos, Mel, Morango, Nabo, Pepino, Pinhão, Tâmara.

 

COBRE - Fígado Bovino, Caju, Avelãs, Cogumelos, Lentilha e Aveia

Veja também

0 comentários

Participe do blog deixando o seu comentário!