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Como usar salto alto sem prejudicar a saúde?

21 de jan de 2011

Alguns truques levantam o visual! Um belo salto alto, bem usado, dá o tom ideal de elegância, sensualidade e sofisticação. Também não vamos ser hipócritas, o saltinho deixa o bumbum mais empinado e a postura mais imponente.

 

Tantas vantagens porém não escondem um sério ponto contra: danos à coluna, problemas no joelho e até o encurtamento dos músculos da panturrilha. O uso frequente do salto aumenta a lordose e, com isso, a dor nas costas e nos pés. Ok!


Mas vamos ser realistas, nenhuma de nós jogará nossos saltos no lixo, abdicando deste poderoso acessório. Então o negócio é saber usar.

 

O mais correto e indicado pelos médicos é fazer, durante a semana, um rodízio entre saltos mais altos e mais baixos.

 

 A ideia é que os pés não se "acostumem" a um tipo específico de salto.

 

Evite o salto agulha, justamente por elevar demais o calcanhar. O sapato de salto muito fino faz com que o peso do corpo fique todo concentrado na parte da frente do pé, causando desconforto, dor e problemas na coluna.

 

Segundo um estudo realizado pela Unifesp, o salto mais recomendado para uso diário é o de até 4 cm. Aquelas que fazem questão dos centímetros a mais, a recomendação é que se dê preferência para os saltos grossos, que dão maior sustentação e equilíbrio, e não forçam demais determinadas áreas do corpo. Ou então, as plataformas que, por terem o salto alto por toda a extensão da sola, conseguem distribuir melhor o peso do corpo.

 

TIPOS DE SALTO E SEUS EFEITOS:

Agulha
Vilão! Nas alturas e com bico fino não é recomendado nem para a mais especial das ocasiões. Reduz muito a participação do calcanhar na sustentação do corpo, além de deixar os dedos muito desconfortáveis.

Fino
Pode causar torções de tornozelo e dores nos dedos e na planta do pé.

Plataforma
Oferece melhor distribuição da pressão exercida pelo corpo sobre os pés. A ponta angular facilita a impulsão do corpo ao caminhar.

Centro
O salto que sai do meio do calcanhar facilita o equilíbrio do corpo. Deixa os dedos confortáveis e pode ser uma opção para as mulheres que não abrem mão da elegância a toda hora.

Quadrado
O modelo grosso e quadrado é um dos eleitos pela maioria das mulheres que querem manter a elegância por longos períodos do dia. Esse tipo de sapato deixa o calcanhar bem apoiado, o que ajuda no equilíbrio do corpo.

3 cm
O sapato baixo, com salto de até três centímetros, é o único recomendado por especialistas para o uso diário constante.

Anabela
Pode causar desconforto, mas, como o plataforma, diminui as dores porque distribui bem a pressão do corpo sobre a planta dos pés.

 

Fonte: Forma em Saúde

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