, , , , ,

Como acabar com a mania de roer as unhas

27 de dez de 2010

Roer unhas já é habito de muitas pessoas, as vezes por nervosismos ou até mesmo emoções. Roer unhas é uma coisa feia e nada higiênica porque nossas mãos é uma das partes do nosso corpo que é mais suja por pegarmos em tudo e acabamos contraindo micróbios, além de que unhas roídas são feias e as vezes acabamos passando até por constrangimentos pelo fato da unha está roída.

 

Nada como ter belas mãos e unhas perfeitas, então se esforce!

Roer Unhas é Doença? Onicofagia, é o hábito de roer as unhas, que chega a ser quase uma doença.

 

O hábito pode trazer uma série de problemas, não só de estética, já que a pessoa fica com as unhas horríveis, mas problemas de saúde.

 

Quando o problema é mais sério, atinge a matriz da unha e não tem mais como recuperá-la.

 

E mais que isto, infecções bacterianas prejudicam a área da cutículas e o contorno da boca. Em crianças pode acontecer a má oclusão dos dentes e verminoses.

 

Para o estômago a unha em si não há mal algum. Nem para o intestino.

 

Porém, roer unhas com esmalte pode sim fazer mal, uma vez que o esmalte contém produtos químicos.

 

O problema é que debaixo das unhas pode ter células mortas, poeiras, ácaros, bactérias e fungos e os mais diversos resíduos. Então, não é nada recomendável ficar roendo unhas.

 

Existem muitas fórmulas e dicas que ensinam a pessoa a parar de roer unhas. Algumas pessoas procuram usar esmaltes com gosto, para não ficarem colocando a unha na boca para roer, ou fazem uso das inúmeras receitas caseiras, mas o problema deve ser resolvido com tratamento e acompanhamento psicológico.

 

O problema tem sempre sua raiz ligada ao emocional. Se for ansiedade, por exemplo, deve tratar a ansiedade.

 

Mas uma boa dica é você ir para a frente do espelho e ficar três minutos se vendo roer as unhas. Observe como é desagradável ver alguém roer as unhas. Veja a imagem que as pessoas têm de você. Veja como é deprimente ficar assim, roendo, roendo, roendo, roendo. Isto faz mal até para sua auto-estima.

 

Eu tenho certeza que você não quer esta imagem para você. Não pelo que os outros vão pensar, mas por você mesma. Então tome uma grande atitude e a partir de agora, tenha força de vontade de não mais fazer isto. No início esta decisão precisa ser refeita não uma ou duas vezes, mas diversas vezes durante o dia. Com menos de uma semana você verá sua unha começando a crescer e crescerá também sua auto-estima, você vai ter aquela sensação de que tem força, tem opinião e isto vai fazer um grande bem para toda sua vida.

 


Aqui vai umas dicas para as girls pararem de roer unhas:

  1. Tentar ficar com o esmalte, se roer o esmalte (kkk) passe de novo não custa nada.
  2. Tem esmaltes que são tipo uma base que são feitos exatamente para não roer as unhas .
  3. Enrolar os dedos com esparadrapos também vale.
  4. Tem pessoas que falam que quando colocam pimenta na unha não roem por saber que vai arder a boca ou até mesmo quando vai roer já sente o gosto e estimula a não roer mais, isso também vale!

Não se esqueçam que não é do dia pra noite que você vai parar de roer unha, tudo isso é como se fosse um tratamento, então tenha paciência e deixe a ansiedade de lado!

Veja também

0 comentários

Participe do blog deixando o seu comentário!