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Dieta para engordar com saúde

29 de dez de 2010

Embora esse seja o sonho de muitas, ou da maioria das mulheres, algumas sofrem, e dariam tudo para poderem exibir uma silhueta mais encorpada. Sob influência da genética familiar, as magras por natureza, que desejam ganhar uns quilinhos a mais, sofre porque mesmo, para raiva das amigas e conhecidas, comendo de tudo, não conseguem ver o ponteiro da balança subir, nem engordar um graminha se quer.

 

E, engordar não é uma tarefa tão simples assim. A dieta de engorda, para quem é magro de nascença, costuma ser muito mais lenta e difícil do que a dieta hipocalórica, para quem sofre de obesidade. Além de a pessoa decidida a engordar, deve estar realmente segura e procurar acompanhamento médico, pois uma dieta feita de modo inadequado pode vir a desestabilizar seu metabolismo e fazer com que o magro se torne uma pessoa obesa. Para isso não acontecer, não tente engordar, consumindo exageradamente alimentos com excesso de açúcar e gordura.

 

No lugar, associe uma dieta equilibrada a prática de exercícios físicos, como a musculação, que tem a finalidade de aumentar a massa muscular.

 

Para engordar com saúde, opte pelos alimentos que sejam ricos em proteínas, carboidratos, gorduras, mas todas de boa qualidade, proteínas magras, carboidratos integrais e gorduras do bem, além de vitaminas e sais minerais. Dessa forma, aumenta-se a massa corporal desejada, mas sem criar no lugar os indesejáveis “pneus”.

 

Outras sugestões são: Mantenha a rotina de refeições, café da manhã, almoço e jantar, coma devagar, de preferência em um ambiente calmo, sem muita circulação de pessoas, para que você possa se concentrar apenas na comida. Enriqueça todas as suas refeições, em termos de calorias. Exemplo, se toma leite de manhã, enriqueça-o com frutas, cereais, mel, linhaça, etc.

 

Por mais que esteja em regime de engorda, procure não comer fora do horário. Tome líquidos em pequenas quantidades durante todo o dia. Pelo menos, 2 litros. Mas escolha a água ao invés dos refrigerantes. Não beba líquido durante as refeições. O ato atrapalha a boa mastigação e digestão do alimento ingerido. Se for usar suplementos alimentares, opte pelos mais naturais, vendidos em supermercados (granola, Neston, etc) mas não use abusivamente.

 

Vale ainda adicionar a sua dieta: manteiga de amendoim, leite integral, milk-shake, pudim, purê de batata, ovos, adicionar queijo nos sanduíches – hambúrguer, cachorro quente -, carnes, colocar molhos nas saladas, massas, amêndoa, castanha de caju, abacate, frutas secas, e outros cereais. Experimente tomar, até meia hora antes da refeição, um copo de suco de limão ou laranja, ou ainda comer um pedaço de maçã. Vai abrir seu apetite e reter mais os sais minerais. E não tente ganhar peso rápido, a pressa pode trazer problemas graves de saúde para você.

 

Por Malanny Serejo

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