, , , , , , ,

O que são suplementos alimentares?

29 de dez de 2010

Usados para complementar uma alimentação deficiente, os suplementos alimentares são vitaminas, minerais e aminoácidos importantes para quem possui carências nutricionais e praticantes de atividades físicas intensas, onde através da suplementação, vem a ter um melhor desempenho, além de repor as perdas nutricionais sofridas durante os exercícios.

 

Embora os suplementos alimentares sejam primeiramente, indicados para os atletas de alta performance e praticantes de atividades físicas, também podem ser utilizados para complementar uma dieta de ganho de peso, massa muscular e melhorar a saúde que, hoje em dia, com o estilo de vida corrido e, muitas vezes, estressante, não conseguimos obter muitos dos nutrientes que o nosso corpo exige, o que acarreta em falta de tempo para preparar uma alimentação saudável, levando muitos ao consumo exagerado de fast food e de produtos industrializados. Nestes casos, os suplementos passam a ser necessários no dia a dia, mediante prescrição médica, claro, ou de nutricionistas.

 

É importante salientar que comprar suplementos por conta própria ou sair utilizando vários suplementos ao mesmo tempo, sem orientação profissional, pode ser bastante perigoso e levar a danos graves à saúde. Alguns suplementos podem parecer ser inofensivos, porém dependendo da quantidade ou componente encontrado em sua formulação, podem levar a consequências desastrosas. Os suplementos alimentares devem ser encarados como coadjuvantes de uma alimentação saudável, e não para substituírem ela. Aprenda a ter hábitos de vida mais saudáveis, esforçando-se para comer alimentos frescos, feitos na hora, e, se for o caso, consulte um médico para te indicar o suplemento mais adequado ao seu estilo de vida.

 

alt

 

Saiba quais os tipos de suplementos são encontrados hoje no mercado e em quais categorias eles se dividem:

 

- Suplementos Hipercalóricos
Possuem alto valor energético. São compostos por carboidratos e aminoácidos essenciais – aminoácidos que não produzimos no nosso organismo.

 

-Suplementos Hiperproteicos/aminoácidos
Suplementos proteicos, eles possuem compostos de aminoácidos essenciais ao nosso organismo e ajudam a formar músculos.

 

-Suplementos Termogênicos
Ajudam na aceleração do metabolismo, na perda de peso e gordura corporal.

 

-Suplementos Antioxidantes
Compostos em maior parte por nutrientes antioxidantes, eles ajudam na limpeza do organismo. São ideais para os praticantes de atividades físicas intensas e atletas, que liberam muitos radicais livres no organismo durante o exercício, responsáveis pelo envelhecimento precoce e câncer. Com isso, esses antioxidantes ajudam na eliminação desses radicais livres.

 

-Suplementos Polivitamínicos e Minerais
Para complementar uma dieta onde vitaminas e minerais  não são adquiridos como deveriam.

 

-Suplementos Hormonais
São substâncias que estimulam a produção de hormônios. Extremo cuidado no consumo desses que, hoje são consumidos indevidamente nas academias pela promessa de rápido ganho de massa muscular. Podendo acarretar em complicações irreversíveis ao corpo e a saúde. Seu uso requer uma avaliação médica onde será avaliado se realmente é necessário se fazer utilização deles.

 

Por Malanny Serejo

Veja também

0 comentários

Participe do blog deixando o seu comentário!