, , , , ,

Tirar ou não as cutículas?

29 de dez de 2010

A maioria das brasileiras não pensa duas vezes quando o assunto é cutículas, e acabam tirando-as de vez , mas será que o certo seria tira-las realmente? De acordo com alguns especialistas, o ideal é  hidratar as cutículas e empurrá-las ao invés de removê-las. As cutículas tem a função de aderir à unha e proteger a matriz ungueal.

 

É uma região da pele que não faz parte da unha, ou seja, é um anexo da pele, que tem como função a proteção da unha contra micoses, infecções, danos no crescimento da unha. Na verdade tirar as cutículas é um modismo e não uma necessidade: na Europa e Estado Unidos, por exemplo, o processo não é comum. E atualmente no Brasil algumas mulheres têm decidido tratar as cutículas, seja usando canetas hidratantes, melhorando os hábitos alimentares e até procurando opções de tratamento dermatológico.

 

Para hidratar as cutículas, as manicures indicam o óleo de cravo, canetas hidratantes, e a pomada para assaduras de bebês, que contêm vitaminas do tipo A e E, que são ótimos agentes para a aparência e maciez das cutículas.

 

Mas se você não tem nenhum tipo de problema que impeça a remoção das cutículas e está acostumada a tira-las, pode continuar. O importante é saber que também existe a opção de testar métodos novos e menos arriscados para mantê-las mais naturais e saudáveis.

Veja também

0 comentários

Participe do blog deixando o seu comentário!