,

Nova identidade Hi-Tech dos brasileiros

10 de jan de 2011

A foto abaixo é um modelo da nossa nova carteira de identidade. Ou melhor, Registro de Identidade Civil (RIC), que gradativamente substituirá nosso RG a partir deste ano. Não só o RG: ele também será o CPF, título de eleitor, entre outros documentos.

 

Repararam que ele tem um chip? Com o RIC, teremos um único número vinculado às impressões digitais, evitando que uma mesma pessoa seja identificada por mais de um número de registro em diferentes estados da federação ou que o cidadão seja confundido com uma pessoa do mesmo nome, além de impedir que bandidos se passem por outra para cometer crimes, solicitar crédito ou dar golpes na praça. O chip terá, além do nome completo da pessoa, gênero, nacionalidade, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade, assinatura, órgão emissor, local de expedição, data de expedição e data de validade.

 

O documento é um orgulho brasileiro, pois é considerado um dos mais modernos do mundo. Espero que esse chip abra um precedente para que também possamos exercer nossa cidadania em uma série de serviços na web, por meio da assinatura eletrônica. Eu tenho o e CPF, que uso para uma série de tarefas burocráticas, mas lamento que seu uso ainda seja pouco disseminado. Fazemos online bem menos coisas do que poderíamos fazer.

 

Via: Garota Sem Fio, a tecnologia móvel no dia-a-dia, por Bia Vunze

Veja também

0 comentários

Participe do blog deixando o seu comentário!