,

Cabelos porosos

18 de fev de 2011

Muitas vezes o cabelo apresenta um aspecto ultra ressecado justamente por estar excessivamente poroso. A porosidade capilar . A porosidade é causada pelo desequilíbrio nas escamas protetoras, é o primeiro sintoma de um cabelo sensibilizado. Isto acontece quando as escamas estão desalinhadas, quebradas ou com falhas, permitindo a perda de umidade, lubrificação deficiente e facilitando a penetração de agentes que danificam e fragilizam os fios tornando-os ásperos, embaraçados e quebradiços.

 

A porosidade capilar faz com que os cabelos fiquem mais volumosos,armados em excesso e rebeldes, o brilho desaparece por completo e os fios ficam todos arrepiados e vulneráveis às condições ambientais, retendo resíduos de poluição, e aos raios solares, que também atuam mais sobre os pigmentos, acelerando o processo de desbotamento da cor. As pontas dos cabelos começam a abrir “em flor” e se partem facilmente com o manuseio.

 

Os cabelos ficam porosos  também com os processos químicos de transformação tais como, coloração, descoloração, permanente e relaxamento, que atuam em pHs elevados, pois precisam abrir as escamas e agir na região cortical, responsável tanto pela cor como pela forma fixa dos cabelos.

 

O abaixamento do pH após o tratamento químico não consegue recuperar totalmente as condições pré-químicas e os cabelos se tornam porosos e, portanto, mais susceptíveis. O simples lavar dos cabelos passa a desvitalizá-los, pois a barreira de proteção já não está mais íntegra.

 

Para recuperar a vitalidade de um cabelo fragilizado e poroso é preciso , fazer um diagnóstico, o profissional de beleza deve sempre dispor de produtos mais concentrados em ativos, que proporcionam uma revitalização instantânea. A hidratação constante possibilita um tratamento contínuo e intensivo para os cabelos, promovendo uma regeneração e nutrição mais profunda, fazendo com que o fio fique cada vez mais saudável.

 

É fundamental também cortar as pontas partidas sempre que elas aparecerem.

 

É  importante também o uso de uma linha de produtos cosméticos específicos para cabelos porosos:

 

- O Shampoo – deve ser balanceado para que limpe com suavidade e proteja a estrutura sensibilizada do fio durante a lavagem. Com uma fórmula levemente desembaraçante e condicionante, e espuma cremosa e emoliente, que retire as sujidades sem remover as cutículas.

 

- O condicionador – deve conter princípios ativos que dêem emoliência aos fios, proporcionando flexibilidade às cutículas, ativos formadores de filme que possam substituir as cutículas e ativos anti-estáticos que alinhem as cutículas dando mais brilho, reduzindo a porosidade e melhorando a penteabilidade a úmido e a seco.

 

- O Leave-in – é essencial para revitalizar os fios, repondo os componentes hidratantes e nutrientes, e proteger contra os danos ambientais, tornando os cabelos macios, sedosos e maleáveis.

 

Fonte : Revista dos cabeleireiros

Veja também

0 comentários

Participe do blog deixando o seu comentário!