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Dieta para ter cabelos bonitos

1 de fev de 2011

Para ter os cabelos saudáveis é preciso muito mais do que bons produtos cosméticos, é preciso atenção redobrada naquilo que consumimos diariamente. Afinal um cabelo saudável e bonito é reflexo de uma saúde boa.

 

Manter uma alimentação balanceada é essencial para a saúde de nosso organismo e também de nossa madeixa. Por isso consumir alimentos ricos em nutrientes é fundamental para a saúde dos cabelos. Por isso, muitas pessoas que fazem dietas drásticas e desiquilibradas começam a perceber que os cabelos estão opacos, enfraquecidos, e até algumas vezes apresentam queda.

 

Atualmente podemos contar com vários recursos estéticos, cosméticos e tratamentos capilares para recuperar os danos causados, pelas químicas,sol, mar, piscina, poluição, vento, estresse e etc.  Mas de nada adianta se não houver a manutenção e uma alimentação saudável e rica em qualidade.

 

Confira abaixo algumas dicas para manter uma alimentação saudável para ter cabelos bonitos e fortes:

* Hidrate-se e beba bastante água ( oito copos por dia) é o primeiro passo para ter cabelos saudáveis e bonitos;
* Inclua no cardápio diário verduras, legumes e frutas . Estes alimentos vão ajudar na reposição de vitaminas e sais minerais;


* Alimente-se de quatro horas em quatro horas. Assim você evita que os níveis de energia dos folículos capilares diminuam, prejudiquem os cabelos;


* Diga Não aos alimentos artificiais , repletos de corantes,refinados e enlatados;


* Reduza a quantidade de chás e café. A cafeína em excesso no organismo altera os níveis de estrógeno na mulher. Já as altas concentrações de tanino (presente nos chás) impedem a absorção de ferro pelo organismo;

* Inclua alimentos ricos em proteínas como ovos e alimentos à base de soja;


* Evite bebidas alcoólicas.

 

Não deixe de incluir no cardápio:

* Pepino – por ser rico em silício e enxofre, o pepino fortalece o cabelo e estimula seu crescimento. Deve ser consumido regularmente.


* Cenoura – consumida regularmente, a cenoura tem a propriedade de fortalecer os cabelos.


* Vinagre – o vinagre de maçã tem a propriedade de agir contra queda de cabelos. Proporciona resultados tanto pela ingestão como pelo uso tópico.

 

Minerais importantes para os cabelos:

* Magnésio – é essencial na formação de proteínas como a queratina, que constitui os fios. Fontes: frutos do mar, abacate, melão, abacaxi, carambola e nozes.


* Cálcio – a deficiência desse mineral torna os cabelos finos e quebradiços. Fontes: leite e derivados, tofu, salmão e sardinha.


* Sódio – ajuda a controlar o teor de água dentro dos fios e dá brilho. Fontes: frutos do mar, tomate, aipo e tofu.


* Potássio – é muito importante para manter a flexibilidade e a hidratação. Fontes: carnes magras, banana, pepino, uva, amêndoa e semente de girassol.


* Zinco – é ele que dá a força aos cabelos. Fontes: carne, cogumelo, ovo, ostra e germe de trigo.

 

Fonte: Cozinha Vapza

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