, , ,

Ginástica para idosos

3 de fev de 2011

A terceira idade do século XXI está cada vez mais ativa, “aposentando”, definitivamente, a cadeira de balanço.

 

Atitude essa, somada ao resultado de pesquisas recentes, onde revelam que a expectativa de vida, nos últimos anos, vem sofrendo um acelerado acréscimo.

 

Ocasionado pela melhora da qualidade de vida do homem, o que contribui para uma velhice mais saudável e independente.

 

Garantindo ao idoso melhora das funções orgânicas de seu corpo, controle e prevenção de doenças, como diabetes, hipertensão, artrose, artrite, arteriosclerose, distúrbios mentais, dores crônicas, etc.

 

Com isso, a ginástica entra como adjuvante na busca de uma velhice mais tranquila. Devido a esses aspectos, é que os especialistas asseguram que a ginástica, praticada de modo regular, pelo idoso, influência beneficamente no processo de envelhecimento, na expectativa de vida e melhoria das capacidades físicas dos pertencentes à boa idade.

 

Os benefícios e objetivos das aulas de ginástica para a população idosa são muitos e com determinações específicas:

 

- Promover atividades recreativas – produzem endorfina e andrógeno, hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar e recuperação da auto-estima.

 

- Exercícios feitos em grupo – atividades de sociabilização, principal preventivo contra a depressão, sentimento de inferioridade e aumento da auto-estima.

 

- Ginásticas de caráter moderado e progressivo – preparam gradativamente o organismo para suportar estímulos cada vez mais fortes.

 

- Atividade de força, com carga – específicos para os músculos responsáveis por sustentação e postura, evitando cargas muito fortes e contrações isométricas.

 

- Atividades de resistência – reduzem as restrições no rendimento pessoal do idoso. Aumentando sua coordenação motora e resistência muscular.

 

- Exercícios de alongamento – aumento da flexibilidade e mobilidade.

 

- Atividades de relaxamento – diminuem tensões musculares e mentais. Contribuindo ao bem-estar psicológico dos idosos.

 

Para mais dicas de saúde acesse: www.academiadafe.com.br

Veja também

0 comentários

Participe do blog deixando o seu comentário!