, ,

Cuidados com o bebê

3 de mar de 2011

higiene_do_bebe

Para a mamãe de primeira viagem é importante aprender os cuidados diários com a higiene do bebê , mas para isso você não precisa ter grandes habilidades basta apenas ter organização e seguir alguns cuidados. Por isso o post de hoje irá ajuda-la com algumas dicas para ajuda-la nessa tarefa.

 

Antes das trocas de fraldas e do banho, a mamãe deve separar todos os itens que vão ser usados – fralda, roupinhas, cesto com material de higiene, toalha e sabonete. Deve-se evitar movimentos bruscos enquanto estiver fazendo a higiene do bebê . As unhas da mamãe devem estar sempre bem aparadas para não arranhar a pele do neném.

 

Curativos do Coto Umbilical

 

Durante os primeiros dias de vida do bebê o cordão umbilical é branco com raias azuladas (devido a presença dos vasos sanguíneos – duas artérias e uma veia).

 

A queda do coto umbilical se dá, normalmente, do 5o-(quinto) ao 14o-(décimo quarto) dia de vida, dependendo do número de vezes que o curativo é realizado.

 

- É importante fazer o curativo do coto com álcool puro e envolva-o em gaze estéril.

 

- Para acelerar o processo de cicatrização, mantenha a área do umbigo limpa e seca.

 

- A base do cordão pode ser limpa com cotonetes embebidos com álcool.

 

Durante a troca da fralda, mantenha o cordão umbilical para fora da fralda, para arejar e permitir a cicatrização mais rápida.

 

Não se deve usar cinteiro nem moeda- Neste período a limpeza do bebê deve ser feita com algodão, água fervida morna e sabonete neutro, sempre retirando todo o produto e enxugando bem o bebê.

 

Se o cordão ficar com um cheiro desagradável, avermelhado ou com uma área quente envolta, comunique imediatamente com o seu pediatra.

 

Troca de Fraldas: Limpeza e Prevenção de Assaduras

Nunca economize a troca de fraldas, troque com bastante frequência ,assim você evita o aparecimento das assaduras (Dermatite de fraldas).

 

Retire totalmente todos os resíduos de fezes, usando generosos chumaços de algodão embebidos em um pouco de óleo ou líquidos anti-sépticos, misturados em água morna e sabonete infantil. Se estiver fora de casa, use os lenços umedecidos. Estes procedimentos devem ser realizados mesmo se o bebê não tiver evacuado, pois a decomposição da urina pode provocar assaduras.

 

- As meninas devem ser limpas da frente para trás, usando bolas de algodão ou tecido macio.

 

- Os meninos limpe o pênis sem forçar o prepúcio para trás. Higienize a área do escroto e abaixo do pênis.

 

O ideal é que o bebê fique peladinho(a) um pouco, entre uma troca e outra.

 

Aplique sempre um creme protetor contra assaduras nas trocas de fralda.

 

Banho do bebê:

Para o banho é importante separar antes todos os itens e deixa-los a mão. O banho deve ser dado no horário mais quente do dia e a temperatura média da água é de 36,7 graus (existem termômetros que podem ser colocados dentro da banheira com água).

 

Primeiro, faça a higiene dos genitais do bebê. Lave-a, tomando o cuidado para não entrar água nos ouvidos. Coloque a roupinha e limpe as narinas e o ouvido com cotonetes, tomando cuidado para não introduzi-las no nariz e no condutor auditivo.

 

Higiene dos Olhos do bebê

Caso o bebê acorde com  secreção no canto dos olhos, limpe-os com uma gaze embebida em soro fisiológico.

 

Fonte: Pcg

Veja também

0 comentários

Participe do blog deixando o seu comentário!