,

Tipos de shampoos e seus efeitos

3 de mar de 2011

Resenha de Adriana Prado

 

Já aconteceu de usar um shampoo que é tudo de bom e ele deixar seu cabelo com aspecto pesado, como se não tivesse lavado ou enxaguado direito?

 

Já aconteceu muito comigo e não acontece mais porque descobri a maneira correta de usar as opções que tenho no mercado. Ainda tenho muito que aprender, é verdade, mas depois que tomei conhecimento e de algumas características dos produtos que temos no mercado meu cabelo mudou pra melhor.

 

Quero dividir com vocês porque já aprendi muito aqui e vejo que muitas pessoas desconhecem estas dicas.

 

Tipos de Shampoo

Tipos de Shampoo

  • shampoo antirresíduo: pode ser usado a cada 15 dias ou antes de uma hidratação mais caprichada. Lava bem o cabelo, abre as cutículas para receber tratamento e, de imediato, deixa o cabelo extremamente rígido e até embaraçado.

 

  • shampoo transparente: pode ter cor, mas é transparente. Não é antirresíduo, mas deixa os cabelos mais limpos, prontos para receberem o shampoo indicado para seu tipo de cabelo. A maioria dos shampoos transparentes é para cabelos oleosos. Se você tem química no cabelo não precisa temer, pode usar sempre.

 

  • shampoo leitoso: é o shampoo de tratamento, tem aspecto mais denso. Deve ser usado com o cabelo bem limpo, ou seja, lavado com shampoo antirresíduo ou transparente. Geralmente é indicado para cabelos tingidos ou secos porque hidrata os fios enquanto lava.

  • shampoo translúcido: é o shampoo de uso diário, está entre o transparente e o leitoso, é perolado. Este também limpa o cabelo, mas, não como o transparente ou o antirresíduos. Por isso, melhor usar um destes antes do translúcido para um resultado melhor. Geralmente são indicados para cabelos normais e alguns para cabelos oleosos. 

  • condicionador: indispensável para cabelos secos. Não têm a duração das demais hidratações, mas faz uma reparação pós limpeza fechando as cutículas do cabelo, fornecendo nutrientes, equilibrando o PH, dando brilho, além de auxiliar no pentear.

 

Suas proteínas criam uma barreira que ajuda a proteger de fatores externos como vento, poluição e sol.  Não deve ser usado na raiz e ser bem enxaguado, pois seus resíduos queimam os fios e causam caspa. Em excesso deixa os cabelos oleosos e pesados. Como o shampoo, escolha um conforme seu tipo de cabelo e necessidade. 

Tipos de Shampoo.

Lavar o cabelo: shampoo transparente. Use uma ou duas vezes se quiser e enxágue bem, até sentir o cabelo limpo, ou seja, mesmo molhado você dá uma “esfregadinha” e o mesmo está ressecado.

 

Tratar o cabelo: shampoo de tratamento leitoso ou translúcido. Aí é hora de escolher um shampoo para seu tipo de cabelo ou conforme sua necessidade. Enxaguar bem e aplicar o condicionador na extensão dos fios.

 

Para uma hidratação profunda: shampoo transparente ou antirresíduos, shampoo de tratamento, e máscara capilar.

 

Dicas Importantes
  • Vale a pena investir em máscaras de marcas mais caras e usar shampoos mais baratos respeitando estas características.

  • Mesmo que o shampoo transparente seja indicado para cabelos secos, use um para cabelos oleosos antes.

  • Se o cabelo já estiver muito seco antes de lavar, ainda assim é bom usar um transparente antes.

  • A máscara rápida pode ser usada no lugar do condicionador.

Atualmente minha rotina de cuidados dos cabelos está assim:

Shampoo Bio Extratus Jaborandi: este é marronzinho, mas transparente, para lavar o cabelo. Quando noto que o cabelo está muito sujo ou o shampoo quase não faz espuma lavo duas vezes, até sentir o cabelo totalmente limpo. Tiro o excesso de água e aplico o shampoo de tratamento.

Shampoo Bio Extratus Shitake: este é translúcido, indicado para reconstrução nutritiva. Massageio suavemente e enxáguo bem.

Condicionador Bio Extratus Shitake: aplico uma pequena quantidade na extensão dos fios e enxáguo bem.

Uma vez por semana ou a cada 15 dias:

 

Shampoo Antirresíduos Queravit Bio Extratus: lavo bem todo o cabelo, se necessário lavo duas vezes.

Shampoo Helcla Multi Ação Reparação Profunda – pré-hidratação: este é leitoso. Lavo bem todo o cabelo e enxáguo bem.

Máscara de tratamento/hidratação: atualmente uso da linha Shitake Bio Extratus ou Novex, acrescida de queratina liquida, extrato de jaborandi, complexo nutritivo de vitaminas A e E e  Bepantol. Às vezes, uso só a máscara mesmo.

Sugiro aos que ainda não fizeram o teste façam. Verão que faz toda diferença!

Espero que gostem.


Beijo a todos!

Veja também

0 comentários

Participe do blog deixando o seu comentário!