,

Alimentos que contenham ferro

5 de mai de 2011

images (2)

Importante na alimentação, o ferro reduz o nascimento de bebês prematuros e com baixo peso; sendo fundamental para o crescimento saudável da criança. Nutriente essencial para a vida, o ferro atua principalmente na síntese (fabricação) das células vermelhas do sangue e no transporte do Oxigênio para todas as células do corpo.

 

A deficiência de ferro pode apresentar-se em graus variáveis, que vai desde a depleção do ferro, sem comprometimentos orgânicos, até a anemia por deficiência de ferro que afeta vários sistemas orgânicos.

 

A depleção de ferro supõe uma diminuição dos depósitos de ferro, mas a quantidade de ferro funcional pode não estar alterada. Ou seja, indivíduos com depleção de ferro não possuem mais ferro de reserva para ser mobilizado, caso o organismo necessite.

 

Deficiência de ferro, entre tantos problemas, pode ocasionar a Anemia, definida como um estado em que a concentração de hemoglobina no sangue está anormalmente baixa, em consequência da carência de um ou mais nutrientes essenciais, qualquer que seja a origem dessa carência.

 

 

As causas da Anemia por Deficiência de Ferro, tanto em crianças como em gestantes, são basicamente o consumo insuficiente de alimentos fontes de ferro.

 

Os sinais e sintomas da carência de ferro são: fadiga generalizada, anorexia (falta de apetite), palidez de pele e mucosas (parte interna do olho, gengivas, palma das mãos), menor disposição para o trabalho, dificuldade de aprendizagem nas crianças e apatia.

 

 

Conheça agora os 10 alimentos mais ricos em ferro:

O Ferro pode ser fornecido ao organismo por alimentos de origem animal e vegetal. O ferro de origem animal é melhor aproveitado pelo organismo. São melhores fontes de ferro:

 

- Carnes vermelhas, principalmente fígado de qualquer animal e outras vísceras (miúdos), como rim e coração; Carnes de aves e de peixe; e mariscos crus.

 

- Agrião

- Couve

- Feijões

- Grão-de-bico

- Ervilha

- Lentilha

- Nozes

- Castanhas

- Melado de cana-de-açúcar.

Veja também

0 comentários

Participe do blog deixando o seu comentário!