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Combata o Colesterol com alimentos saudáveis

6 de set de 2011

Alimentos-que-Combatem-o-Colesterol

 

Muitas pessoas ficam preocupadas ao ouvir a palavra colesterol. Entretanto, o que elas não sabem é que essa substância é fundamental para o organismo e faz parte da estrutura celular, da síntese hormonal e do revestimento dos neurônios. Porém, existem dois tipos de colesterol: o bom e o ruim.

 

O HDL, o colesterol bom, que faz bem à saúde e circula facilmente pela corrente sanguínea eliminando o excesso de gordura dos tecidos. O LDL sim, é o colesterol maléfico ao organismo e faz a operação inversa, ou seja, leva a gordura produzida no fígado para os tecidos.

 

Em grande quantidade, este colesterol fica acumulado na parede das artérias e causa complicações cardíacas, que comprometem o fluxo sanguíneo.

 

Para e evitar altos níveis de LDL (colesterol ruim) no sangue, apostar numa alimentação saudável é fundamental.

 

Veja abaixo a lista dos alimentos que combatem o colesterol:

Oleaginosas: São alimentos ricos em gorduras monoinsaturadas, ricas em fibras, selênio, ácido fólico e ácido graxo ômega 3 que auxilia na redução do colesterol ruim.capazes de promover uma faxina nas artérias e prevenir doenças como o infarto e o derrame. Fontes: Castanhas, nozes e amêndoas.

 

Aveia: Rica em fibras solúveis, mais especificamente em betaglucanas, atua na retenção do colesterol pelo intestino, impedindo-o de ir para a corrente sanguínea.  Consuma-a crua sobre saladas, vitaminas e iogurtes.

 

Linhaça: Por conter grande quantidade de ômega 3, auxilia no combate ao colesterol ruim (LDL) e no aumento do colesterol bom (HDL). Pode ser  consumida em qualquer horário, misturada nos sucos ou polvilhada sobre frutas, legumes, etc.

 

Azeite: Este é um dos alimentos que fazem parte do grupo dos “funcionais”. Assim como as oleaginosas, é rico em gorduras monoinsaturadas. Além disso, contém fito esteróis capazes de baixar o nível de LDL no sangue.

 

Cereais integrais: As fibras presentes nos cereais integrais são importantes aliadas na redução da absorção do colesterol, eles contém uma diversidade de nutrientes que garantem diversos benefícios à saúde.

 

Tomate: O tomate é um poderoso antioxidante que contribui para a redução dos níveis de colesterol, um tomate por dia auxilia na redução do colesterol.

 

Soja: Os tipos de soja que contém uma elevada concentração de isoflavonas são eficazes na redução do mau colesterol.

 

Cebola: Este alimento contém substâncias que inibem a agregação plaquetária, impedindo que ocorra o entupimento das artérias além disso ela apresenta em sua constituição agentes anticancerígenos.

 

 

Fonte: www.nutriçãoemfoco.com/www.suadieta.uol.com.br.

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