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Como fortalecer os cabelos?

2 de mai de 2011

Alimentos-que-Combatem-a-Queda-de-Cabelo

 

 

Manter os cabelos bonitos e saudáveis não depende apenas dos produtos, muitas vezes caríssimos, de beleza.

 

A alimentação é fundamental nessas horas e conta muitos pontos na obtenção de madeixas mais sedosas.

 

É preciso ingerir principalmente alimentos fontes de vitaminas e minerais como as vitaminas  e zinco, que combatem a queda de cabelo.

 

 

Confira a lista dos alimentos que ajudam a tratar o problema:

 

- Ferro: Importante na produção de glóbulos vermelhos, responsáveis pela circulação de oxigênio no sangue. Sua falta causa desânimo, queda de cabelo e fraqueza. Ex: amêndoa, canela, carnes vermelhas em geral, castanha de caju, feijão preto, fígado, ovos, rúcula, soja.

 

- Vitaminas:

São substâncias capazes de nutrir profundamente o fio, potencializar o crescimento e combater a ação dos radicais livres, responsáveis pela perda do viço e por deixar o cabelo fraco, propenso à quedas.

 

Exemplos: Vitamina A e carotenoides (fígado, ovos, leite integral e derivados, manteiga, algas, frutas e vegetais amarelos, laranjas e verde-escuros, como batata-doce, espinafre, brócolis, abóbora, pêssego, damasco, manga, melão, papaia, cenoura, couve, salsa, cebolinha e espinafre.

 

Pró-vitamina B5 (miúdos, gema de ovo, levedo de cerveja, leguminosas, salmão, grãos integrais, germe de trigo). Vitamina E ( azeite, ovos, germe de trigo, miúdos, vegetais folhosos, abacate, manteiga). Vitamina F (óleos vegetais, sementes oleaginosas, semente de linhaça, peixes gordos, como salmão, cavala, atum e sardinha).

 

Vitamina H (gema de ovo, fígado, arroz integral, levedo de cerveja, leguminosas, sardinhas, grãos integrais). fito ativos Ricos em ácido oleico, linoleico e fonte proteica. Emolientes, restauram a emulsão protetora do fio, garantindo sua penteabilidade e a homogeneidade.

 

- Fito ativos: ricos em ácido oleico, linoleico e fonte proteica. Emolientes, restauram a emulsão protetora do fio, garantindo sua penteabilidade e a homogeneidade. Fontes de flavonoides, carotenoides, ácidos graxos essenciais, minerais e vitaminas, possuem ação antioxidante, nutritiva e regeneradora dos cabelos. Ex: óleo de pêssego, óleo de amêndoas, extrato de oliva, extrato de grapefruit; extrato de folha de uva.

 

- Sódio: ajuda no equilíbrio da água no fio de cabelo. Ex: frutos do mar, sal, shoyo, aipo, tomate, alimentos processados.

 

- Zinco: fundamental para a síntese de proteínas (lembre-se de que o fio de cabelo é formado 98% por proteínas). Ex: frutos do mar, ostras, sementes oleaginosas (de abóbora e girassol), carne, miúdos, peru, cogumelos, ovos, germe de trigo, levedo de cerveja.

 

- Cálcio: sua carência no organismo resulta em cabelos fragilizados e quebradiços. Contribui para o metabolismo do ferro e vitaminas vitais no crescimento e formação das proteínas do fios. Ex: leite e derivados, vegetais verde-escuros, melado de cana, algas , quiabo.

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