, , ,

Dicas para ter cabelos saudáveis e bonitos

9 de jun de 2011

  1. 423-dicas-de-cabelo
  2. Como acabar com a caspa?

  3. Faça um tratamento de choque durante 20 dias com shampoo anti caspa (lavando os cabelos todos os dias), durante esse período o uso do secador e da chapinha ficam suspensos. Escolha produtos de qualidade e de marcas conhecidas, procure no rótulo por algum ingrediente como sulfeto de selênio, cetoconazol, octopirox ou sulfacetamida.
  4. Posso lavar o cabelo todos os dias?

  5. Sim, lavar os cabelos todos os dias não prejudica o couro cabeludo, o hábito ainda ajuda na remoção da oleosidade e das células mortas acumuladas no couro cabeludo, o Brasil tem um clima favorável para quem gosta de lavar o cabelo todos os dias o ano todo, mas se você tem o hábito de secar sempre com o secador a coisa muda de figura, o desgaste das escovas diárias pode sim danificar seu cabelo prefira lavar em dias alternados ou melhor ainda, não use tanto o secador!
  6. Há algum alimento que ajude meu cabelo a crescer rápido?

  7. Sim, mas não é milagroso. Uma dieta balanceada é essencial para a beleza dos fios contando que os cuidados externos também sejam tomados. Coma frutas variadas, legumes e verduras em especial as verdes escuras, feijões e carne magra para garantir que seu cabelo cresça forte!

 

  1. Como tratar fios quebradiços em casa?

  2. Nunca abra mão de um bom shampoo e um bom condicionador, quem acredita que essa dupla serve somente para limpar os cabelos está enganado, o uso de  produtos de qualidade no dia-a-dia  impede que os fios danificados fiquem ainda piores enquanto você não providencia um tratamento mais específico. Faça hidratação toda semana com produtos de aplicação rápida no chuveiro mesmo e não dispense um bom leave-in antes de sair de casa para proteger os fios da poluição do sol e do vento.
  3. O chumbo presente em algumas tinturas faz mal para a saúde mesmo?

  4. Sim, faz mal. Mas as marcas famosas já riscaram o chumbo e outros metais pesados de suas fórmulas há anos. Na dúvida confira se o produto tem registro na Anvisa, todos os produtos garantidos pelo órgão passam por testes rigorosos antes de receber aprovação.
  5. Cabelo envelhece?

  6. Sim, da mesma maneira que a pele os fios envelhecem e apresentam sintomas, os sintomas são menor quantidade de fios, branqueamento e afinamento deles.
  7. Além do fator hereditário o que faz com que os cabelos brancos apareçam?

  8. Dietas muito restritivas, estresse, doença como anemia profunda e descargas de adrenalina. Para prevenir as causas que tem prevenção, tenha uma alimentação equilibrada, não se sobrecarregue emocionalmente e evite situações de estressantes.
  9. Como escolher o shampoo certo se ás vezes meus cabelos estão oleosos e as vezes ressecados?

  10. Observe o que é mais frequente, os fios estarem oleosos ou ressecados? Escolha um shampoo para o tipo predominante e combine com uma máscara de tratamento para o segundo problema. Se for impossível dizer opte por um shampoo  neutro e faça hidratações e tratamentos com mais frequência.
  11. Sofro com queda de cabelo, posso fazer escova progressiva?

  12. Quem sofre de queda ou qualquer outro problema capilar não deve se submeter a nenhuma química de modificação afinal ela poderá agravar o problema e fragilizar ainda mais os fios e o couro cabeludo. Para obter o efeito de progressiva faça uma boa escova usando um termo ativador ou protetor e passe um pouco de silicone nas pontas.
  13. Fiz escova progressiva, como cuido melhor do cabelo?

  14. Use shampoo neutro e condicionador e máscara hidratante a base de queratina. Para prolongar o efeito da escova faça uma cauterização mensal e evite shampoos anti resíduos. Quando for usar secador use uma escova em forma de raquete para secar sem fazer esforço ou danificar demais os fios.
  15. É possível ter o cabelo alisado permanentemente sem danificá-lo?

  16. O único jeito de obter um liso duradouro é com alisamento químico e certamente isso vai danificar os fios, as químicas a base de guanidina, hidróxido de sódio, amônia ou com 0,2% de formol que é a concentração permitida pela Anvisa causam ressecamento dos fios, para combater esse efeito colateral do “liso perfeito” hidrate toda semana com produtos a base de queratina.
  17. Qual a diferença entre tintura e tonalizante?

  18. Quem cobre melhor fios brancos? A tintura é permanente, pode até desbotar mas só sai na base da tesoura, e  tonalizante é temporário, sai por igual dos fios com algumas lavagens. Para quem tem poucos fios brancos é melhor optar pelo tonalizante para um efeito mais natural, quem tem mais da metade dos fios brancos pode dar preferência a tintura.
  19. Luzes agridem mais que coloração?

  20. Sim, o oxidante usado para descolorir o cabelo para fazer as luzes tem o PH mais alto que o da coloração, isso faz com que as escamas se abram e fiquem mais sensíveis.
  21. Como faço a coloração durar mais tempo?

  22. Use uma boa dupla de shampoo e condicionador com ativos específicos para manutenção da cor como antioxidantes e filtro solar, não deixe também de proteger os fios antes de ir para a praia e a piscina com uma farta camada de reparador a base de silicone, ele vai “encapar” os fios e protege-los do vento e das impurezas do ar e da água salgada.
  23. Como acabar com o frizz?

  24. O frizz é um problema que leva tempo para resolver, até os fios arrepiados crescerem você deve doma-los com leave-in e passar sempre um pouco de silicone nas pontinhas dos cabelos, use escovas de cerdas naturais e pentes de madeira que não deixam eletricidade nos fios. Se preferir opte por uma escova química como a escova inteligente, escova de açúcar etc, tem várias opções no mercado.
  25. Como dar brilho aos cabelos?

  26. Cabelo opaco é sinal de desidratação. Por isso invista em produtos hidratantes com ativos emolientes como manteiga de karité.
  27. Como faço para dar volume aos fios?

  28. Para o cabelo ganhar volume, depois de lavar aplique uma mousse apropriada na raiz, faça escova e coloque bobes de velcro. Deixe por meia hora, solte e arrume penteando com os dedos. Você também  pode optar por shampoos e condicionadores doadores de volume.
  29. Dá para clarear o cabelo em casa sem medo?

  30. Sim, mas não recomendo. Para clarear o cabelo é preciso estar por dentro das medidas corretas de produto, a concentração da água oxigenada o tempo de ação da mistura sem falar do estado dos fios antes do processo. É mais seguro e garantido procurar um profissional.
  31. Deixar a tintura aplicada por mais tempo no cabelo que o recomendado fará com que ela dure mais?

  32. Não, pelo contrário. Desrespeitar o tempo recomendado pelo fabricante acarreta vários riscos, manchas, tons diferentes, resultado muito mais escuro do que o desejado e o pior, sensibiliza o couro cabeludo e os fios, cabelo danificado perde a coloração com mais rapidez que o cabelo íntegro. Por isso o tempo recomendado pelo fabricante tem que ser seguido a risca.
  33. Posso usar shampoo de uma marca e condicionador de outra?

  34. Sim, mas usar produtos da mesma linha e marca garantem um melhor efeito e evitam que um produto anule ou reaja de forma inesperada com o outro.
  35. Que tipos de alisamentos são compatíveis?
    Só aqueles que apresentarem o mesmo ativo na fórmula. Se o produto utilizado para uma primeira química foi a base de guanidina, o retoque deve ser a base de guanidina. Mudar o ingrediente ativo pode fragilizar o couro cabeludo e desencadear a queda. Se a troca for necessária espere a primeira química sair do cabelo e quando for aplicar o segundo produto respeite os testes de mecha para saber se o cabelo vai resistir. Anote sempre o nome da química e a data em que foi usada para evitar maiores problemas depois.
  36. Como manter o cabelo loiro saudável?

  37. Para manter os cabelos loiros saudáveis e com brilho use produtos hidratantes de preferência sem corante ou com tons de violeta que anulam os tons avermelhados e esverdeados,  limite o uso do shampoo anti resíduos, secador e chapinha, use um protetor a base de silicone e prefira as linhas de produto destinadas a esse tido de fio.
  38. Os cabelos escuros são mais resistentes que os claros?

  39. Sim, eles são mais resistentes por causa da estrutura interna do fio que costuma ser mais espessa do que a dos loiros e vermelhos.
  40. Qual é o segredo de uma escova perfeita?

  41. Use produtos termo ativados de efeito liso e não poupe seus braços, quando uma mecha parecer lisa reinicie o processo de escovação, só a repetição garante o brilho espelhado.
  42. Decapagem estraga?
  43. Sim, decapar remove o pigmento dos fios, a fibra capilar fica fragilizada e ressecada, o ideal é não escurecer os cabelos com tinta permanente para depois não precisar do processo.
  44. Como cuidar de fios crespos?

  45. Hidrate, essa é a palavra! Abuse de hidratações, leave-in, sérum e spray hidratante. Por serem fios muito finos, delicados e frágeis, os cabelos crespos precisam de cuidados especiais, tenha cuidado para espalhar uniformemente os produtos pelos cachos e retire os excessos com a ajuda de uma toalha. Use o bico difusor do seu secador de cabelos para secar os cachos e não alise sempre, valorize seus cachos!
  46. Qual a diferença entre condicionador e leave-in ou creme para pentear sem enxágue?

  47. O condicionador tem a função de fechar as escamas do cabelo que se abriram devido a ação de limpeza promovida pelo shampoo, o condicionador deve ser retirado por completo no banho para o cabelo não ficar grudento ou pesado. Já os cremes para pentear sem enxágue e os leave-in (“deixe aí” numa livre tradução) servem para reduzir o volume, diminuir o frizz e hidratar.
  48. Qual o corte ideal para mulheres baixinhas?

  49. Cortes médios, que deixem o cabelo entre o pescoço e a linha dos ombros. Lembre-se que quanto mais longos os fios maior a impressão de achatamento da silhueta.
  50. Tenho o rosto triangular, qual o melhor comprimento?

  51. Cabelos curtos realçam o rosto retangular, cortes médios repicados na altura do pescoço também. Se você é uma mulher moderna adote um corte assimétrico, se é clássica o Chanel com franja é perfeito.
  52. Tenho o cabelo crespo e gostaria de diminuir o volume só com o corte, é possível?
  53. Sim, Um corte de comprimento curto com as pontas desfiadas pode tirar o peso dos cabelos crespos, para diminuir o volume o ideal é ser radical ou cortar muito curto ou deixar muito comprido, os cortes médios tendem a armar e dar a impressão de muito volume. Além do corte você pode usar produtos que diminuem o volume como máscaras nutritivas e séruns.
  54. Como acabar com as pontas duplas?

  55. O ideal é evita-las, basta visitar o salão com frequência e cortar as pontas do cabelo no mínimo de 3 em 3 meses. Em casa você deve fazer hidratação quinzenal e usar sempre o reparador de pontas a base de silicone e creminhos termo ativadores para proteger os fios antes da escova e da chapinha.

 

 

Fonte: Blogs: Mulher Esperta e da Adri.

Veja também

0 comentários

Participe do blog deixando o seu comentário!