, , , ,

Dicas para maquiar pele oleosa

4 de jan de 2013

melhores-maquiagens-para-pele-oleosa-3-300x198

A pele oleosa geralmente é caracterizada por apresentar pele espessa com poros dilatados (cravos escuros claros) e, aparência oleosa.

A pele oleosa elimina quantidades mínimas porém constantes de gorduras que irão formar, juntamente com o suor, uma película que cobre e protege a camada córnea, contribuindo para lubrificação e proteção. Porém, quando as glândulas sebáceas produzem mais sebo que o necessário, a pele torna-se gordurosa e oleosa em excesso.

Apresenta-se como uma pele bastante brilhante, com poros dilatados principalmente nas regiões central da face, nariz, bochechas e queixo. Tendem a formar cravos, espinhas e também costuma ser uma pele irritável e sensível.

Devido a isso, os produtos de maquiagem para a pele oleosa devem levar o título de “oil free”, ou seja, serem livres de óleo em sua formulação. Eles devem atuar normalizando a secreção sebácea, além de possuir ação calmante e suavizante da superfície da pele oleosa, muitas vezes espessa e irritada.

Por tanto os produtos adequados são aqueles que não retirem em excesso a gordura da superfície, nem causem irritação.

Existem no mercado maquiagens específicas para a pele oleosa, a exemplo da maquiagem mineral, que também tratam a pele, devido à composição presente nelas.

Para tratar bem a pele oleosa, deve-se seguir os seguintes passos:

Higiene: limpar com detergentes neutros, evitar os muito ácidos ou alcalinos. Evitar a oleosidade excessiva, pois pode provocar efeito rebote na produção do sebo. Usar emulsões com baixo teor de gordura.

Tonificação: princípios ativos como o Hamamélis, calêndula, hortelã, cânfora e mentol podem contribuir no controle da oleosidade e promover uma ação anti-inflamatória.

Correção: devemos prevenir e eliminar os cravos, descongestionar, hidratar e prevenir o envelhecimento. Loções não oleosas ou géis são mais adequados para este tipo de pele.

Estímulo: os principais agentes de estímulo são os derivados da vitamina A (retinóico, retinaldeído), os alfa- hidróxiácidos( glicólico, láctico), ácidos salicílico, propilenoglicol e ureia.

Proteção: protetores solares adequados para prevenção do envelhecimento. Dar preferência aos veículos não oleosos.

Conheça, abaixo, alguns produtos de maquiagem ideais para pele oleosa:

- Base stick Make B. O Boticário

- Pó facial Minerais Loose Powder Catharine Hill

- Corretivo em bastão Sheer Make Up

- Base hidratante Clearskin Avon

- Blush em pó Accord Parfait L’orea

- Dream Matte Mousse Maybelline

- Pó solto Clinique

- Pó mineral Contém 1g

- Blush mineral Mary Kay

- Corretivo mineral Contém 1g

Dicas para uma maquiagem livre de óleo:

Lave bem o rosto antes da maquiagem com um sabonete especifico para sua pele,

Não esqueça de usar um esfoliante, pois ele retira as células mortas da pele;

Use uma loção matte (anti brilho) pois elas contraem os poros e não permitem a saída de óleos, depois espere alguns minutos antes de aplicar a maquiagem;

A base deve ser livre de óleos e de preferência mais pastosa;

Use apenas pó facial mineral, pois ele elimina a oleosidade e da um acabamento final perfeito, mas evite esponjas use apenas pincel;

A sombra deve ser compacta e de longa duração, nunca use sombras em creme ou bastão;

O lápis, o rímel e o delineador devem ser a prova d’água;

O blush também deve ser em pó para poder regular a oleosidade da pele, nunca use blush líquido e cremoso;

Na boca você pode abusar das cores e se preferir pode usar gloss ou batom.

Para fechar os poros antes da maquiagem também vale colocar gelo na pele, pois ele fecha mais rapidamente os poros, mas deve ser rapidamente para evitar queimaduras.

Leve sempre com você os produtos para se maquiar, a final retoques são sempre necessários e para não ficar borrada ou sem maquiagem tenha sempre a mão a sua.

 

Fontes: Malany Cerejo e Mundo das Tribos.

Veja também

0 comentários

Participe do blog deixando o seu comentário!