, , ,

Dicas: Como limpar seus pincéis de make

2 de fev de 2012

images (13)

A maquiagem é um processo diário para muitas mulheres. As técnicas e os produtos utilizados, inclusive por profissionais, estão mais acessíveis hoje em dia, proporcionando a qualquer pessoa os seus usos. Mas não bastam os cosméticos, é preciso também saber como utilizá-los, e, para isso, os pincéis exercem seu papel.

 

Alguns produtos como sombras e blushes já vêm com o pincel que serve para aplicá-los, mas, na verdade, é preciso de um pincel mais evoluído para garantir melhor resultado.

 

Bases, corretivos e pós também necessitam de pincéis específicos para aplicação. Você sabe como cuidar dos seus pincéis? Boa conservação vai fazer com que eles durem mais e não acumulem sujeira, inibindo a existência de bactérias.

 

 

images (12)

 

A primeira coisa a fazer para conservar os seus pincéis de maquiagem é lavá-los frequentemente. Isso mesmo, se você tem o costume de usá-los todos os dias, por exemplo, é aconselhável que você os lave pelo menos uma vez por semana.

 

Para fazer a higiene deles, aplique xampu e lave em água corrente. Cuidado para a água não atingir o cabo, isso faz com que as cerdas não se soltem tão cedo.

 

Algumas pessoas indicam utilizar óleo de banho junto na lavagem para não ressecar as cerdas. Deixe secar naturalmente e guarde em local arejado.

 

 

images (14)

 

Mantenha seus pincéis em locais arejados e longe da umidade, por isso o banheiro não é um ambiente indicado para deixá-los. Guarde-os no quarto, por exemplo, em um porta pincéis, sempre com as cerdas para cima, assim elas não ficam amassadas.

 

E suas esponjas o que fazer com elas?

 

Saiba que as esponjas são verdadeiros hospedeiros de bactérias e fungos quando não lavadas corretamente, elas podem causar vários danos a sua pele tais como: acne, micose de pele, cravos e até doenças transmissíveis.

 

A principal dica é lave suas esponjas e deixe-as secar ao sol, faça o mesmo com os aplicadores, nada de deixar no estojinho. Nunca deixe suas esponjas se dissolver, pois este é um sinal que tem tanta bactéria que já infectou suas maquiagens, digo o estojo todo da sombra, ou do pó compacto. Neste caso é melhor jogar fora ou retirar todas as esponjas do pó compacto e os aplicadores dos estojos e guardá-las separadas, isso se você não usa a maquiagem há muito tempo. Agora se você usa diariamente então, seria bom trocar as esponjas ou os aplicadores a cada 2 meses , e lave-os a cada semana.

 

Não seque os seus pinceis, esponjas e aplicadores no secador.

 

Observação Importante: NUNCA use maquiagem com validade vencida, jogue tudo fora!!!!

 

 

USO ADEQUADO DOS PINCÉIS:

 

 

clip_image001

 

 

TIPOS DE PINCÉIS:

 

 

PINCÉL DE BLUSH:

 

Seu formato é o mesmo que o pincel para pó facial. Pode ter 2,5 cm de largura ou um pouco mais, a ponte levemente arredondada ou afilada. Tamanho e formatos perfeitos para aplicar o blush com maior facilidade.

 

Importante vigiar a manutenção para não criar tonalidades "mutantes" em cada maquiagem.

 

 

clip_image003

 

 

PINCEL FAN:

 

É um pincel chato e fino, com o formato de um leque. Serve para tirar o excesso de pó facial, das sombras e do blush. Limpa ao mesmo tempo em que deixa uma quantidade exata de pó necessária para a maquiagem. Também é usado para a aplicação do pó iluminador.

 

 

clip_image005

 

PINCÉL ANGULAR:

 

É o pincel cortado de forma angular na ponta (chanfrado). Facilita a aplicação da sombra na dobra do olho. Também pode ser utilizado para corrigir sobrancelhas com sombras escuras. Este pincel pode ser em um ângulo reto.

 

 

clip_image007

 

PINCÉL PARA SOMBRA:

 

É pequeno, arredondado ou achatado, perfeito para aplicar a sombra na pálpebra. Este pincel é capaz de espalhar sombras escuras mais suavemente, sem produzir um efeito carregado.

 

clip_image009

 

PINCÉL COM ESPONJA PARA SOMBRA:

 

É o pincel feito de espuma ou náilon. Pequeno e achatado. É utilizado para a aplicação de sombras claras, em função de sua capacidade de retenção de material.

 

clip_image011

PINCÉL PARA CONTORNO EM ÂNGULO RETO:

 

Tem 14 mm de largura, menos largo que o pincel para batom, com a ponta levemente arredondada é ideal para aplicar contornos. Também utilizado para espalhar a sombra.

 

 

clip_image013

 

 

ESCOVINHA E PENTE PARA SOBRANCELHAS:

 

O pente que vem atrás de certas escovinhas pode ajudar a separar os cílios  e segurar os pêlos das sobrancelhas longas. Retira o excesso de base e pó facial.

 

 

clip_image015

 

PINCÉL DELINEADOR:

 

Geralmente o delineador vem com o seu próprio pincel. Caso isso não ocorra, opte pelo pincel fino, com poucas cerdas. Talvez seja necessário cortar algumas cerdas laterais para deixá-lo ainda mais fino. Umedeça-o para delinear os olhos com sombras para dar um efeito bem natural.

 

 

clip_image017

 

PINCÉL RETRÁTIL:

 

Para aplicar o batom. É pequeno e achatado. Possui grande quantidade de cerdas finas que ajudam na aplicação sem deixar falhas. Tem o formato perfeito para aplicar o batom nos cantos da boca e conseguir aquele efeito de coração na parte superior dos lábios.

 

 

clip_image019 clip_image021

Este pincel geralmente possui tampa para proteção das cerdas. Sempre que utilizar o pincel de batom, limpe com papel absorvente, tendo o cuidado de não arrancar seus pelos.

 

 

PINCÉL CÚPULA:

 

Este é o tipo de pincel mais grosso e redondo. Antes de usar, bata-o levemente para tirar o excesso de pó. Aplique de cima para baixo; assim os pelos do rosto ficam deitados, dando um acabamento perfeito na maquiagem do rosto. Utilize também para aplicar pó nos ombros se o vestido for decotado.

 

clip_image023 

 

ESFUMINHO OU ESFUMADO:

É utilizado para sombrear e produzir o efeito esfumado. Pode vir acoplado ao lápis ou sozinho.

 

 

clip_image025

 

 

clip_image027 clip_image029

UMA SESSÃO DE MAQUIAGEM DEVE SER AGRADÁVEL, PORTANTO, NADA MELHOR DO QUE USUFRUIR DE BONS MATERIAIS.

 

 

 

Colaboradora: Thaís Semblano

Veja também

0 comentários

Participe do blog deixando o seu comentário!