, , , , , ,

Dicas de saúde: O que atrapalha a sua dieta

11 de jul de 2013

dieta-vegetariana

Emagrecer é uma arte, enfiar o pé na jaca faz parte!

Afinal, quem nunca fez uma dieta, seguiu “quase” tudo direitinho e, mesmo após todo o sacrifício, não viu muitos resultados? Isso acontece, e a culpa não é da balança. Não, ela não está contra você, o problema é outro (ou outros).

Confiram abaixo os maiores sabotadores das dietas!

Beliscar, beliscar e beliscar!

Esse é um erro clássico e que quase todo mundo comete, porque, afinal, que mal faz um pedacinho de bolo aqui, uma bala ali ou uma mordidinha no lanche do outro acolá?

Faz toda diferença e pode pôr todo o seu sacrifício a perder!

Quem belisca o tempo inteiro acaba perdendo a noção do que comeu, do quanto comeu e de quantas calorias ingeriu, além disso, ninguém belisca alface, não é mesmo? Muitas vezes o que beliscamos é muito mais calórico do que as nossas refeições, o que acaba comprometendo, e muito, a dieta.

Portanto, pare de beliscar e aprenda a comer nos horários certos, fazendo pequenos e saudáveis lanches entre as refeições principais.

Pular Refeições: Erro Grave!

Muita gente acha que pular as refeições é a forma mais fácil de emagrecer. Até pela falta de tempo, a grande maioria não toma o café da manhã, pois acha que assim está “economizando” calorias.

Além de não economizar calorias, esse hábito engorda! Sim, porque você não come de manhã, mas se acaba no almoço, não é? É que quando “acumulamos” fome, temos a tendência de nos descontrolarmos na refeição seguinte, então essa não é uma opção inteligente.

Além disso, quando ficamos sem comer por um determinado período, o organismo entra em estado de alerta e começa a “estocar” energia, evitando gastar calorias, o que deixa o metabolismo mais lento.

Dietas Radicais: Pura Ilusão!

Claro que o que eu e todas vocês queriam era uma dieta mágica que nos fizesse emagrecer super rápido, só que isso não existe. Ou melhor, existe, mas não funciona! Porque não funciona? Porque ninguém, nenhum organismo aguenta uma diet ade fome por muito tempo.  Sim, você pode até passar dois dias só tomando líquido ou 30 dias só comendo proteína, só que o organismo precisa de nutrientes variados, e vai chegar o momento em que ele vai “pedir” isso, e quando ele pedir, você vai se descontrolar, claro.

O ideal é que seja feita uma reeducação alimentar. Eu sei que é chato e pouco atrativo, mas é o que realmente funciona, é o que dá resultado, é o que pode te fazer emagrecer e, melhor, te manter magra pelo resto da vida.

Coma Devagar!

Eu sei que vocês não têm tempo pra nada e que as refeições são cada vez mais corridas. Na maioria das vezes, o tempo é tão curto que a gente sequer sente o gosto da comida, só engole.

Mas isso é um erro, e por vários motivos. Primeiro que é preciso saborear o alimento, sentir prazer com o que se está comendo, porque a comida não é só fonte de energia, é fonte de prazer. Além disso, quando a pessoa come rápido o cérebro não entende que já há energia suficiente, que já se comeu o suficiente e que, portanto, chegou a hora de parar.

O ideal é que uma refeição dure 30 minutos, pra que o cérebro receba a mensagem de saciedade. Então, pare de comer na frente da TV, do computador ou enquanto faz outra coisa, pois isso leva a uma ingestão bem maior de calorias!

Liberar Geral no Final de Semana

É normal, em qualquer programa de redução de peso, ter um dia “livre”, um dia no qual você possa matar a vontade do doce, do sorvete ou da pizza. O que não vale é aproveitar o final de semana pra enfiar o pé na jaca com gosto e liberar geral!

Sim, você pode escolher uma guloseima e matar a vontade, mas não pode escolher todas, da mesma forma que você pode comer uma fatia daquele seu bolo preferido, mas não pode comer o bolo todo!

Tudo, claro, é questão de bom senso, e bom senso é fundamental, porque quem exagera em um dia, tende a manter o ritmo no outro, e aí adeus dieta!

Diversifique

Repetir sempre o mesmo cardápio é, no mínimo, entediante! É por isso, aliás, que as dieta

costumam funcionar a longo prazo, porque ninguém aguenta comer a mesma coisa todos os dias!

Busque novas opções, novos pratos, novos gostos, novos alimentos e diversifique, pois assim é mais fácil levar o projeto de emagrecimento  pra frente.

antes-e-depois-da-dieta

Seja realista!

É preciso, antes de começar a dieta, estipular metas realistas, senão a frustração acaba levando aos famosos ataques de gula, o que acaba fazendo com que a pessoa abandone a dieta.

Se você precisa eliminar 20 quilos, comece  estipulando a meta de 1 ou 2 quilos por semana, e não de 5, porque pra perder cinco quilos por semana não é fácil, não é simples e não é saudável. Aí, quando você se pesar e constatar que não perdeu o que queria, vai achar que a dieta não está fazendo efeito, quando, na verdade, o problema são as metas utópicas.

Não Ingerir Fibras

As fibras são essenciais na nossa alimenta e precisam ser consumidas diariamente por vários motivos. São elas que fazem o nosso intestino funcionar corretamente e que fazem uma faxina no organismo, mandando para fora tudo o que não faz bem, tudo o que possa ser prejudicial.

Além disso, as frutas aumentam a sensação de saciedade, e quanto mais saciada você está, menos fome sente e mais emagrece.

Então, aposte em frutas, verduras, legumes e cereais integrais, que são ricos em fibras, pouco calóricos e saudáveis.

Não Beber Água Suficiente

A água não tem calorias, limpa o organismo, mantém o corpo hidratado, promove uma maior sensação de saciedade e é indispensável para o funcionamento orgânico. Ingerir dois litros de água por dia (oito copos, em média), mantém o organismo funcionando corretamente e a fome longe. Comece a tomar já!

Não Consumir Verduras e Legumes

Fazer dieta não é só cortar calorias, é fazê-lo de forma inteligente, dando ao corpo tudo o que ele precisa pra funcionar da maneira correta. Verduras e legumes são saudáveis, pouco calóricos, ricos em vitaminas, minerais e fibras, o que é de fundamental importância para a saúde e para a dieta.

Tem gente que não gosta do sabor, mas tudo é uma questão de pesquisar e fazer pratos saborosos e diversificados.

teste-melhor-dieta-para-voc

Exagerar nas Quantidades

Mesmo que o alimento seja pouco calórico, mesmo que seja diet, light ou sei lá o que, mesmo que seja saudável, ele vai levar ao aumento de peso se você consumir exageradamente, claro.

Esse é um erro comum, sobretudo para quem consome alimentos light, que não são isentos de calorias e podem sim engordar.

Não Praticar uma Atividade Física

É essencial que todo mundo pratique algum exercício físico! Ele, por si só, não vai fazer ninguém emagrecer, mas é fato que a atividade física aumenta o gasto calórico e aumentam a massa magra, o que significa que se queima mais calorias em repouso, o que ajuda muito no emagrecimento.

Nem que seja andar, correr ou subir a escada do prédio, mas alguma coisa pra mexer o corpo você precisa fazer!

Não fazer Substituições

Hoje já existem versões menos calóricas e gordurosas de quase tudo,  e isso pode beneficiar muito quem está fazendo dieta!

Troque a fritura pelo grelhado, o queijo amarelo pelo branco, o leite integral pelo desnatado, o iogurte pela versão light e assim por diante. Dessa forma, de pouco em pouco, você “economiza” e deixa de ingerir várias calorias.

Bebida também tem caloria!

Bebida tem calorias sim, e muitas!

Além disso, há um outro risco, porque quem bebe também petisca, e sempre coisas gordurosas, o que torna o quadro ainda pior!

Não fazer Lanches

O ideal é que  tenhamos três refeições principais e um lanche entre cada uma delas, já que isso faz com que cheguemos com menos fome nas refeições principais. O único porém é que, é claro, os lanches precisam ser saudáveis, leves e pouco calóricos.

Ficar  Ansiosa Pelos Resultados

Esse é um problema sério, porque sempre ficamos ansiosas pelos resultados, queremos ver o ponteiro descendo e as roupas folgando. Só que tem dias que a gente acorda mais inchada, por causa da retenção de líquidos, e isso é normal, então pare de se pesar o dia todo, todo dia, e faça isso apenas uma vez por semana.

Ficou um post bem grande, um verdadeiro tratado, mas são erros que já cometi e que sei, por experiência, que comprometem qualquer dieta!

 

Veja também

0 comentários

Participe do blog deixando o seu comentário!