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Dicas de saúde: Alimentos antioxidantes

6 de ago de 2013

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Os antioxidantes caíram na “boca do povo”, o que já era de se esperar, já que, dentre muitas outras coisas, eles nos mantém jovens por muito mais tempo e, melhor, protegem a saúde e o organismo contra os danos (que são muitos!) causados pelos radicais livres.

Bom, para ser considerada antioxidante uma substância deve ser capaz de impedir a ação dos radicais livres no nosso organismo, que, quando em excesso, são prejudiciais sob diversos aspectos.

Alguns fatores, como o fumo, o estresse, a poluição, os agrotóxicos e a exposição exagerada aos raios solares pioram ainda mais a situação, pois estimulam a produção dos radicais livres.

Assim, precisamos de alimentos que neutralizem a ação desses radicais livres, que tenham ação antioxidante, que são aqueles que contêm selênio, vitamina C, vitamina E e os carotenoides, por exemplo.

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O selênio, que é um oligoelemento, é um potente antioxidante e, por sorte, precisamos de pequenas quantidades diárias para suprirmos as necessidades do nosso organismo. É possível encontrar o selênio em cereais integrais, nas carnes, na castanha de caju, na castanha do pará, nas nozes, no leite e nas nozes.

A vitamina E, também conhecida como tocoferol, é um antioxidante poderoso e fácil de encontrar em hortaliças, óleos vegetais e  cereais integrais, por exemplo.

O betacaroteno é um carotenoide, conhecido como pró-vitamina A, já que, no organismo, ele é transformado nessa vitamina. Ele é facilmente encontrado em frutas e vegetais de cor amarelo escuro, laranja e avermelhado, assim como em vegetais verde escuros, como a abóbora, a cenoura, o pequi, o damasco, o caqui, a batata doce, o buriti, a manga, o agrião, o brócolis, a salsinha, o espinafre e a pupunha.

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Assim como o betacaroteno, o licopeno também é um carotenoide de forte ação antioxidante, sendo muito utilizado e estudado atualmente para prevenir doenças diversas, inclusive o câncer.  O licopeno é encontrado em alimentos de cor avermelhada, como o tomate, a goiaba vermelha, a melancia, o mamão papaya, dentre outros.

Outro antioxidante potente e bastante conhecido é a vitamina C (ácido ascórbico), que proporciona inúmeros benefícios ao organismo, turbinando a imunidade e aumentando a resistência a infecções. A vitamina C é encontrada em alimentos como a laranja, a acerola, a goiaba, o morango, o abacaxi, a acerola, o brócolis , o caju, a mostarda, o limão, o pimentão e a salsinha.

O ideal é que o consumo de vitamina C seja de, no mínimo, 60 miligramas ao dia. Outra ressalva é que não se deve consumir alimentos ricos em vitamina C ao mesmo tempo em que se toma café, pois isso inativa a sua ação.

De modo geral, os alimentos que são ricos em antioxidantes são aqueles que a gente já sabe que deve comer todos os dias, como frutas, verduras, hortaliças, sementes oleaginosas e cereais integrais, que são alimentos benéficos para o nosso organismo.

Além disso, é preciso excluir do cardápio os alimentos “do mal”, que são aqueles que potencializam a ação dos radicais livres.

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