, ,

Dicas: Período fértil

28 de ago de 2013

espermatozoide-ovulo-436

O período fértil é a etapa do ciclo menstrual na qual a mulher está ovulando, ou seja, que ela pode estar pronta para engravidar. Um ciclo tem geralmente de vinte e oito a trinta dias.

O período fértil ocorre no centro deste ciclo, ou seja, lá pelos dias doze a quinze.

Para saber corretamente quando ocorre esta fase, muitas mulheres fazem o uso da famosa tabelinha.

A tabelinha é um método muito conhecido, mas não muito confiável, como algumas pessoas acreditam ser. A tabelinha existe e pode servir como base, apenas isso, no entanto, não podemos depender somente dela.

Por exemplo, se você acha que tendo relações sexuais nos períodos da tabela considerados inférteis não corre nenhum risco, sem se proteger, é melhor tomar cuidados, porque o nosso organismo é complexo e também instável.

como-saber-qual-e-o-dia-fertil-da-mulher

Para saber contar os dias certinhos da tabela, marque o primeiro dia da sua menstruação no mês. A partir deste primeiro dia começa o ciclo menstrual.

Contando consecutivamente, seu período fértil é então mais ou menos doze a quinze dias após menstruar. No entanto, isto pode se alterar facilmente, então, é melhor usar algum método de barreira.

Mulheres que tomam pílula anticoncepcional não apresentam período fértil, pois o medicamento age impedindo a ovulação.

Para que isso aconteça é preciso tomar a pílula diariamente, sem no mesmo horário. Ao falhar um dia o consumo os seus efeitos podem ser alterados e há o risco de gravidez, caso tenha realizado o ato sexual.

Por Ingrid de Castro.

Veja também

0 comentários

Participe do blog deixando o seu comentário!